Crise faz bares Brahma e Brasília encerrarem atividades no DF
As casas pertenciam ao Grupo Jorge Ferreira e fecharam as portas oficialmente na última segunda-feira
atualizado
Compartilhar notícia
A crise provocada pela pandemia do novo coronavírus continua afetando o cenário gastronômico de Brasília. O mês de maio começou com o anúncio do encerramento das atividades dos bares Brahma e Brasília. As tradicionais casas pertenciam ao grupo Jorge Ferreira, que fechou as portas do Feitiço Mineiro em fevereiro.
“A pandemia foi determinante nessa decisão. O ano de 2020 foi muito difícil, mas a demora do governo em reeditar as medidas de suspensão e redução de jornada e a falta de apoio à manutenção das empresas foi o tiro de misericórdia. Fechar o Feitiço Mineiro foi especialmente doloroso, porque era sobrenome. O Jorge era conhecido como Jorge do Feitiço”, pontuou Denise Pereira. A empresária ficou responsável pela administração dos restaurantes em 2013, quando o marido, Jorge Ferreira, criador das empresas, morreu.
O Bar Brasília completaria 20 anos na capital em 2022. Idealizado por Ferreira, ele abriu as portas em 2002 e oferecia um espaço que conversava com a memória afetiva de pessoas de todo o Brasil.
Já o irmão mais novo, o Bar Brahma, funcionava desde 2009. O local abriu as portas com show de Wilson Simonal. De acordo com Denise, o endereço foi palco de muitos shows emocionantes ao longo da última década.
“Acredito que o grupo cumpriu sua missão, valorizando a cozinha de bar, a cultura e a música. Deixou um enorme legado e, certamente, outros darão continuidade a essa herança para a cidade”, encerra.
Repercussão
Nas redes sociais, fãs do trabalho desenvolvido pelo Grupo Ferreira ao longo dos últimos 30 anos lamentaram o fechamento das casas. O chef Gil Guimarães, responsável pelo grupo Baco, compartilhou no Instagram uma homenagem a Jorge Ferreira.
“O Feitiço, o Bar Brasília, ‘os bares do Jorjão’, você, a Denise, os meninos, a família. Os amigos, o chopp, a música, os ‘causos’, os petiscos, o happy hour, as noites intermináveis, os porres, os ensinamentos, o carinho que sempre fui recebido. Tudo isso fará parte da minha vida enquanto ela durar. Parecia um sonho no auge. Tenha certeza que muitos, não só aqui em Brasília, se inspiraram no que você construiu”, escreveu Guimarães.
Ver essa foto no Instagram
Novos rumos
Agora quem vai assumir os pontos é a Fábrica de Bares. O grupo paulista é especializado em gestão de bares, restaurantes e casas de show. Procurados pelo Metrópoles, eles afirmaram que ainda não existem planos certos para os locais. Na lista de empresas parceiras, a Fábrica possui o nome Bar Brahma, mas também casas como Bar do Léo, Bardassê, Ilha das Flores e Bar dos Arcos.