metropoles.com

Venda de foie gras é proibida em Nova York

A medida foi considerada um avanço dentre os movimentos pela causa animal, mas um prejuízo para os fornecedores

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/RobbReport
foie
1 de 1 foie - Foto: Reprodução/RobbReport

Iguaria francesa das mais refinadas, o foie gras é um patê feito de fígado de ganso ou pato. Entretanto, Nova York, uma das cidades campeãs no consumo do patê, aprovou na última quarta-feira (30/09/2019) uma lei que proíbe a venda do produto a partir de 2022.

De acordo com o jornal The New York Times, cerca de mil restaurantes na metrópole norte-americana consomem a iguaria. Entretanto, de acordo com a nova lei, os comerciantes que tentarem desobedecer a decisão serão multados em 2 mil dólares.

O que motivou a proibição da produção do foie gras foi o processo conhecido como gavagem, onde as aves são alimentados à força com um tubo na garganta com uma mistura à base de milho por 20 dias. O objetivo do método é aumentar o fígado do animal em até 10 vezes seu tamanho normal.

De acordo com os ativistas dos direitos dos animais, o procedimento pode deixar a ave com dificuldade de andar e respirar. A medida foi considerada um avanço nos movimentos pela causa animal. Além disso, o estado da Califórnia já havia proibido o consumo de foie gras em janeiro deste ano.

Impacto

O The New York Times declarou que a proibição da venda e consumo da iguaria causará um grande impacto aos produtores. Segundo o jornal, as fazendas produtoras criam cerca de 350 mil aves para a produção do patê, empregando mais de 400 pessoas e faturando US $ 15 milhões por ano.

Outros países, como Índia, Israel Argentina e Grã-Bretanha também já proibiram a venda ou produção de foie gras.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?