Veja dicas de como harmonizar vinhos com pratos vegetarianos
Diferente do que alguns pensam, é possível combinar as receitas vegetarianas com vinhos de forma equilibrada
atualizado
Compartilhar notícia
Harmonizar pratos e vinhos costuma ser um desafio para muitas pessoas, principalmente quando as receitas são vegetarianas. Mas é possível fazer isso de forma simples, seguindo algumas dicas.
A principal delas é que harmonização se trata de equilíbrio. “A harmonização perfeita acontece quando alimento e vinho não se sobrepõem, mas criam novos aromas e sabores ou uma experiência única em termos de textura ou outro fator”, explica Vinícius de Miranda Santiago, sommelier da Evino e diretor de Degustação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-RS).
Confira algumas dicas do sommelier para te ajudar na hora de harmonizar as receitas:
– Receitas com cogumelos e/ou raízes, como bobó de inhame com cogumelo, combinam com a uva pinot noir.
– Pratos como curry de berinjela e seitan (carne de glúten) combinam com marselan e merlot. Assim como os que levam raízes e tomates.
– As uvas tannat vão bem com apostas como feijoadas vegetarianas e outros preparos à base de feijão preto, mas também de abóbora e defumados.
– Quem gosta de rótulos mais refrescantes, pode apostar nos vinhos rosés e combiná-los com comidas que levem tomate, pepino, melão, gengibre e/ou azeitonas.
– Entradinhas, como brusquetas de tomate e salada verde, caem bem com vinhos feitos de riesling. A lista de combinações inclui ainda avocado, tomate, aspargo, alcachofra e pepino.
– Os espumantes equilibram ingredientes cítricos, aspargos e cogumelos, a exemplo de ceviches veganos e risoto de aspargos.