Veja como acertar na harmonização de vinhos para a ceia de Natal
O Metrópoles conversou com a sommelière de vinhos Renata Pissolatti, que elaborou uma seleção de vinhos para harmonizar com a ceia de Natal
atualizado
Compartilhar notícia
Com o Natal chegando, muitas pessoas já estão planejando suas escolhas para a ceia festiva, seja ao preparar os pratos em casa ou encomendá-los. Há ainda aqueles que dedicam atenção especial à seleção de vinhos para harmonizar com os receitas típicas da temporada, como aves e peixes.
Considerando que a ceia de Natal é um momento especial de reunião familiar, o Metrópoles conversou com a sommelière Renata Pissolatti, que elaborou uma seleção de vinhos cuidadosamente escolhidos para harmonizar com os pratos servidos.
Entradas
A melhor opção para iniciar a ceia de Natal e harmonizar com as entradas, como bolinho de bacalhau e bruschetas, são os espumantes. “Perfeitos para momentos de celebração como as festas de final de ano, os espumantes trazem frescor em razão da acidez e da perlage (borbulhas) que têm”, explica Renata.
Segundo a sommelière do DF, muitas entradinhas são regadas a azeite e fritura, ou seja, são comidas com untuosidade (gordura). Por isso, a acidez e o gás carbônico presente no espumante harmonizam com as entradas, limpando e equilibrando o paladar.
Pratos principais
Para os pratos principais, que incluem aves, peixes e carnes, a primeira dica de Renata é se atentar à preferência do paladar. “Se a pessoa escolher um vinho branco, é interessante que seja um vinho um pouco mais barricado, como um chardonnay ou riesling, para que tenha um pouco mais de peso para o paladar”, diz.
Caso a escolha seja um vinho rosé, o ideal é optar por um rosé de uva tinta. Se for vinho tinto, pode ser um tinto leve, como o de uva merlot ou carménère. “Para aqueles que gostam de algo mais forte, eu indico um cabernet sauvignon”, recomenda.
Sobremesas
De sobremesa, Renata indica vinhos licorosos ou então vinhos de colheita tardia. “Caso a sobremesa seja clara, um moscatel sempre vai bem, como um setubal – vinho português e mais doce. Se for sobremesa escura, a exemplo de chocolate, o ideal é harmonizar com vinho do Porto tinto”, esclarece a sommelière.
Confira a seleção de vinhos feita pela sommelière Renata Pissolatti
Espumantes
Espumante Brut Glera Charmat 750 ml - Lovatel
Espumante Brut Rosé Tradicional - Lovatel
Espumante Imperial Brut Rosé - Rhein Extra
Espumante Viticcio Brut Bianco - Tenuta Foppa & Ambrosi
Espumante Insolito Extra Brut Corte III - Tenuta Foppa & Ambrosi
Vinhos brancos ou laranjas
Vinho Branco Cultura Chardonnay 2022 - Tenuta Foppa & Ambrosi
Vinho Laranja Vento - Vinhos Sanabria
Vinhos rosé
Vinho Romeno Prestige Rosé Concert - Iconic State
Vinho Romeno Prahova Valley Merlot - Iconic State
Mulheres Incríveis Tannat - Vinhos Sanabria
Vinhos tintos
Vinho Tinto Brazilian Collection Cabernet Franc - Tenuta Foppa & Ambrosi
Vinho Petit Verdot - Lovatel
*Todos os vinhos indicados pela sommelière Renata Pissolatti podem ser encontrados na loja física do Sanabria, na 407 norte.