Turistas escolhem restaurantes de Brasília como os melhores do Brasil
Os estrangeiros aprovaram as casas da capital com o índice de 97,7%
atualizado
Compartilhar notícia
O parque gastronômico do Distrito Federal é um dos mais variados do Brasil. Não é à toa que os restaurantes de Brasília têm agradado ao paladar internacional. Segundo dados do Ministério do Turismo repassados com exclusividade ao Metrópoles, a capital conseguiu uma incrível marca: 97,7% dos turistas estrangeiros avaliaram positivamente os estabelecimentos locais.
A comida oferecida em Brasília também agradou aos “gringos”. De acordo com a pesquisa, 96,8% dos viajantes aprovaram a gastronomia oferecida na cidade – atrás apenas de São Paulo, com 97,3%.
A pesquisa ouviu 35.550 turistas no ano de 2017. Cada entrevistado precisava avaliar 18 itens, entre eles, transporte, serviços, alojamento e aeroporto.
Serviço de qualidade
O chef Gil Guimarães (foto em destaque), comandante da Baco e do Parrilla Burguer, acredita que Brasília mudou o perfil gastronômico nos últimos 20 anos. “Hoje é uma cidade pulsante, com novos profissionais, muitos pequenos produtores. Tem uma miscelânea de pessoas do Brasil inteiro”, disse.
Outro ponto evidenciado pelo restaurateur é a força do Cerrado: Gil é um costumeiro incentivador do uso de ingredientes e produtos locais.
A chef e empresária Lídia Nasser (Empório Árabe, Dolce Far Niente, Dólar Furado e Mayuu) acredita que a demanda fez a qualidade aumentar. “De um tempo para cá, temos tido um público mais diferenciado, com novas exigências. O brasileiro sempre tem a preocupação em agradar e oferecer a melhor experiência”, avalia.
Surpreso com o resultado, o chef Thiago Paraiso (Ouriço e do Saveur Bistrot) vê um interessante momento na gastronomia local. “Não esperava algo tão expressivo, fico muito contente em receber essa notícia. Brasília tem passado pela renovação das casas, mas sem renegar o que é tradicional para a cidade”, analisa.