Sommelier ensina como harmonizar espumante com a ceia de Ano-Novo
O portal conversou com o sommelier Gustavo Peroni que deu dicas de como harmonizar espumantes com a ceia de Ano-Novo. Veja detalhes
atualizado
Compartilhar notícia
À medida que o Ano-Novo se aproxima, muitas pessoas se preparam para a celebração. Além da tradicional ceia de Réveillon, é fundamental se atentar para as combinações de bebidas, especialmente quando se trata de espumante e champanhe.
O Metrópoles conversou com Gustavo Peroni, sommelier da Cantu Grupo Wine, que deu dicas de como harmonizar espumantes e champanhes com a ceia de Ano-Novo. Afinal, a virada de ano merece ser celebrada com harmonia e sofisticação.
Welcome Drink
A melhor forma de iniciar os trabalhos é com um espumante brut branco. “Esse é aquele que a gente abre e enche a primeira taça. Um mix de aromas cítricos e de frutas amarelas, refrescante, leve e para ser bebido aos goles. Esse nem precisa harmonizar, mas se quiser, as entradinhas ficam bem nele também”.
Espumante Prosecco Salton Brut
Espumante Casa Perini Brut
Entradas
Os espumantes do tipo brut rosé são a indicação de Gustavo para as entradinhas de Réveillon. “Eles possuem um corte de três uvas — pinot noir, cabernet franc e cinsault — que traz notas de frutas vermelhas e um pouco mais de corpo na boca. Vai bem com canapés à base de cream cheese ou com frituras, como bolinho de bacalhau”.
Espumante Calvet Celebration Brut Rosé
Espumante La Roche Brut Rose
Pratos principais
De acordo com o sommelier, os pratos principais da ceia de Ano-Novo podem ser harmonizados com o champagne da marca Maison Lanson nas versões branco e rosé.
“É um verdadeiro deleite. Usa majoritariamente a uva pinot noir no corte, que traz mais corpo e estrutura ao conjunto. Para harmonização é quase um coringa! Fica interessante com carne de porco e assados inteiros, servidos com batatas ou arroz. Vai bem também com peixe grelhado e legumes”, explica Gustavo ao Metrópoles.
Espumante Champagne Lanson Rosé
Sobremesas
“Como todo bom espumante tem ótima acidez e frescor, o demi-sec, ou meio seco, combina muito bem com as sobremesas”, afirma o sommelier. Torta de castanhas, pavês ou mousse de frutas são alguns dos pratos que harmonizam com esse tipo de espumante.
Espumante La Roche Demi-Sec
Brinde de Ano-Novo
Para começar o ano com o pé direito, Gustavo indica o espumante Veuve Devienne, “elaborado nas caves de Wissembourg, que pertence a Compagnie Française des Grands Vins, fundada por Eugène Charmat, criador do famoso método charmat para a preparação destas bebidas”.