metropoles.com

Sobrou ceia do Ano-Novo? Saiba como conservar os alimentos depois da festa

O ideal é reutilizar os alimentos para criar outros pratos e garantir o almoço da semana toda

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Aguiar
Ceia e natal e ano novo
1 de 1 Ceia e natal e ano novo - Foto: Bruno Aguiar

As celebrações de fim de ano são sinônimo de muita comilança com amigos e familiares. Mesmo com a pandemia impedindo que muitas pessoas se encontrem durante a virada, a comida não vai faltar. E, assim como todo ano, as sobras dos alimentos devem durar para além das ceias.

Um estudo Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Embrapa e o programa Sem Desperdício da União Europeia, revelou que o Brasil joga fora, 42 quilos de comida por pessoa, ao ano. Logo, em uma família, o estudo aponta o desperdício de 128 quilos de alimentos a cada 12 meses.

Para reduzir a quantidade de comida que vai parar no lixo depois das festas de fim de ano, o ideal é reutilizar os alimentos para criar outros pratos e garantir o almoço da semana toda. Para que isso seja possível é preciso manter tudo bem refrigerado em embalagens plásticas. Desta forma, a comida será conservada e sua durabilidade aumentará consideravelmente. Confira as dicas:

Congelamento adequado

Alimentos assados, cozidos e fritos podem ser congelados. O ideal é refrigerar as sobras das refeições em pequenas porções individuais. Além disso, é relevante escolher o recipiente correto, já que as embalagens adequadas influenciam na durabilidade dos produtos. A nutricionista Alessandra Zambaldi, informa que, para congelar alimentos, o mais indicado é utilizar sacos plásticos herméticos que impedem a entrada de ar e previnem a contaminação por fungos e bactérias.

“Um fator determinante para garantir maior durabilidade dos alimentos na geladeira é escolher adequadamente os recipientes que serão utilizados. O ideal é fazer uso de recipientes para conservar o alimento e vedar com tampa ou caso não houver, com embalagens plásticas. Assim, além de não ocorrer absorção de umidade, a embalagem também impedirá a entrada de bactérias e fungos. A proteção é ainda mais relevante por conta da pandemia em que estamos vivendo, pois este produto também possui capacidade de inativar o novo coronavírus”, conta a profissional.

Etiquetar os alimentos é importante

Além disso, o uso de etiquetas nas embalagens facilita a diferenciação dos alimentos. A identificação traz maior praticidade na hora de retirar o alimento do congelador. A expert indica que seja anotado o prazo de validade para certificar-se de consumi-lo em bom estado.

Outra dica é que, apesar do que muitas pessoas acreditam, não é necessário esperar o alimento esfriar para inserir no congelador. “Esperar a comida esfriar para congelá-la pode reduzir o tempo de consumo e isso acontece porque, quando em temperatura ambiente, o alimento fica mais exposto à contaminação por fungos e bactérias. Por isso, o ideal é não aguardar mais que duas horas para levar o prato ao freezer”, explica.

Pode recongelar?

Recongelar o alimento também não é indicado: depois de descongelar um alimento, não o leve de volta ao freezer. A diretora afirma que quando em contato com o ar em temperatura ambiente, o nível de proliferação de micro-organismos aumenta. Desse modo, segundo Alessandra , quando recongelada, a comida possuirá uma carga microbiana muito maior, podendo causar intoxicações alimentares após o consumo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?