Sexta-feira 13: conheça 6 superstições gastronômicas sobre a data
De derramar sal grosso a congelar bolo de casamento, descubra o que dá sorte e o que dá azar neste dia cercado de mitos
atualizado
Compartilhar notícia
Muito mais do que um intervalo de 24 horas, a Sexta-feira 13 costuma ser rodeada de mitos e superstições. Tanto no Brasil, quanto fora, a suposta “má sorte” envolve este dia.
Com isso, alguns países têm determinados atos e crenças que trazem proteção e evitam os anos de azar que o dia pode proporcionar a quem acorda com o pé esquerdo. Com relação a comida não poderia ser diferente! Conheça as superstições gastronômicas para a data:
Derramar sal grosso
Durante o Império Romano, o sal era uma mercadoria muito valiosa e difícil de encontrar. Por isso, os comerciantes teriam difundido a crença de que deixar cair o sal daria azar. Não vale arriscar saber se é verdade ou mentira.
Pimentas trazem boa sorte
Na Itália, especialmente na região da Calábria, a pimenta é vista como um amuleto poderoso, capaz de trazer boa sorte e afastar mau olhado. Artesãos da região fazem amuletos com pimenta de verdade.
Tortilhas devem ser seguradas com muito cuidado
Os mexicanos acreditam que, quando uma tortilha cai ao chão durante a sexta-feira 13, a pessoa que a derrubou vai ter que suportar a companhia de alguém muito chato em breve. Não se sabe ao certo qual é a origem da crença, mas, em território mexicano, comer a iguaria pode ser uma grande cilada para quem é estabanado.
Congelar um dos andares do bolo de casamento
Nos Estados Unidos é assim: as pessoas têm o costume de guardar o andar de cima do bolo no congelador, para que o casal possa comê-lo quando completar o primeiro ano de união. A tradição é repetida por aqueles que acreditam que, ao comerem o bolo depois de um ano, terão uma relação feliz e longa.
Não chorar sobre o café derramado
Nada de leite! Na Arábia Saudita, o negócio é não chorar sobre o café derramado. Afinal, por lá, quando a bebida cai por algum motivo, é um sinal de boa sorte.
Não mascar chiclete depois do pôr do sol
Na Turquia, algumas pessoas acreditam que mascar chicletes depois de a luz do Sol acabar é o mesmo que mastigar a carne de uma pessoa morta e pode trazer má sorte.