metropoles.com

Sete chefs do DF revelam seus livros favoritos sobre gastronomia

O portal conversou com sete chefs de cozinha do Distrito Federal descobrir seus livros de gastronomia favoritos. Confira!

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Freepik
Foto colorida de um livro de gastronomia e comidas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um livro de gastronomia e comidas - Metrópoles - Foto: Freepik

A leitura é um hábito presente na vida de muitas pessoas. Além de entreter, os livros também passam conhecimento sobre uma ampla gama de temas. Na gastronomia, por exemplo, diversas obras mostram técnicas e histórias que inspiram profissionais e entusiastas.

Para celebrar o Dia Nacional do Livro, comemorado na terça-feira (29/10), o Metrópoles conversou com sete chefs de cozinha do Distrito Federal descobrir seus livros de gastronomia favoritos. As indicações incluem desde clássicos brasileiros e internacionais até obras focadas em churrasco, confeitaria e culinária brasileira.

Confira abaixo as opções listadas e aproveite para atualizar sua estante de livro!

Paulinho Lima

O chef Paulinho Lima indica o livro Escoffier: O Rei dos Chefs, escrito por Kenneth James e publicado pela editora Senac (2008). Para ele, a obra foi muito importante na época em que ainda estava começando a cozinhar profissionalmente.

“Foi um ótimo companheiro durante esse processo em que eu me descobri na cozinha. Esse livro conta a história de um dos maiores chefs da história, que criou muito do que forma a estrutura das cozinhas contemporâneas. Recomendo demais”, relata.

Foto colorida de Paulinho Lima - Metrópoles
Paulinho Lima

Amanda Figueiredo, da Mandiê Doceria

De acordo com a fundadora da Mandiê Doceria, a chef patissier Amanda Figueiredo, o livro Essence, do gastrônomo Jesús Escalera, é o seu favorito. Isso porque a obra fala sobre a alquimia de sabores e ressalta a importância da textura em sobremesas.

“O livro ainda lista ingredientes incríveis que harmonizam perfeitamente entre si. Eleito o melhor chef confeiteiro da América Latina em 2018, Jesús Escalera é uma inesgotável fonte de inspiração. Adquiri o livro dele, o Essence, durante uma palestra do chef no último Pastry Argentina, congresso internacional de confeitaria. Indico!”.

Foto colorida de Amanda Figueiredo - Metrópoles
Amanda Figueiredo é a chef e empresária à frente da Mandiê Doceria

Bruninho Oliveira, do restaurante Rebu

Proprietário do restaurante Rebu, o chef Bruninho Oliveira separou dois livros que falam sobre churrasco e preparos no fogo. O primeiro é o Franklin Barbecue: A Meat-Smoking Manifesto, do autor Aaron Franklin.

“Indispensável para quem quer aprender mais sobre a cultura do churrasco americano, técnica que vem ganhando destaque no Brasil. O livro mostra desde a construção do equipamento (pitsmoker) aos principais preparos”, explica ao Metrópoles.

Outra indicação é o Siete Fuego: Mi Cocina Argentina, do Francis Mallmann. “Ele fala sobre a cultura argentina de churrasco, usando o fogo como elemento principal e mostrando técnicas que garantem aumentar o repertório dos entusiastas e profissionais de churrasco”.

Foto colorida de Bruninho Oliveira - Metrópoles
Bruninho Oliveira

Roberta Azevedo

Chef, nutricionista, pesquisadora e curadora para eventos com foco em sociobiodiversidade brasileira, Roberta Azevedo listou quatro livros que acha essenciais para cozinheiros, nutricionistas e comunicadores do alimento.

Formação da Culinária Brasileira: Escritos sobre a Cozinha Inzoneira, do Carlos Alberto Dória, é um deles. “A leitura leve e gostosa passa pelo Brasil Colonial até os tempos de hoje. Tem um capítulo que reverencia o feijão, o que ele representa e seus desdobramentos em cada tradição”.

As outras leituras listadas foram: Geografia da Fome e Da Fome à Fome, obras do autor Josué de Castro; e Comido Comum, de Neide Rigo. “As leituras e autores fazem parte do meu acervo base de pesquisa e referência no meu trabalho”.

Foto colorida de Roberta Azevedo - Metrópoles
Roberta Azevedo

André Batista, do Zé Torresmo e Fuck Street House

André Batista comanda as caçarolas do restaurante Zé Torresmo, além de chefiar o bar Fuck Street House. O livro The Complete Nose to Tail: A Kind of British Cooking, de Fergus Henderson, que fala sobre a proteína, especialmente a carne de porco, foi seu “amor à primeira vista”.

“Ele é mais do que um livro de receitas. É um livro de filosofia sobre como se deve pensar sobre comida. As receitas, às vezes, são um pouco estranhas para nossa cultura, porém tem técnicas maravilhosas que podemos replicar no dia a dia de nossas cozinhas. Você pode ir lendo aos poucos, como se fosse uma degustação de um prato que você gosta muito”.

Foto colorida de André Batista - Metrópoles
André Batista

Renata Costa Brandão

A idealizadora da empresa de buffet Afetto Gastronomia, Renata Costa Brandão, gosta muito do livro Comida e Cozinha, de Harold McGee. O que encanta a chef é como a obra explica a gastronomia de um jeito científico, mostrando porque certos fenômenos acontecem na cozinha.

“Ele pega questões complexas, como reações químicas e transformações dos alimentos, e as torna acessíveis e interessantes. Além disso, o livro vai além das receitas, explora a história e a cultura dos alimentos, fazendo a gente entender a cozinha como uma ciência e uma arte. É uma leitura que amplia o conhecimento sobre ingredientes e técnicas”, conta Renata.

Foto colorida de Renata Costa Brandão - Metrópoles
Renata Costa Brandão

Diego Badra, do Bilisco | Bar de Belisco

Para Diego Badra, chef do Bilisco | Bar de Belisco, o livro História da Alimentação Brasileira, do autor Luís da Câmara Cascudo, está na sua lista de preferidos. A leitura fala sobre a cozinha brasileira, em seus múltiplos aspectos, das origens indígena, africana e portuguesa, aos elementos sociais que giram ao seu redor.

Na foto, um homem branco com os braços cruzados - Metrópoles
Chef Diego Badra

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?