metropoles.com

Saiba como harmonizar chás com comida durante o inverno

Dani Lieuthier, especialista na bebida, vem a Brasília para ministrar um curso de Sommelier de Chás e aponta as melhores harmonizações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
herbal tea on a white wooden background
1 de 1 herbal tea on a white wooden background - Foto: iStock

Segunda bebida mais consumida no mundo, atrás apenas do café, o chá tornou-se um dos assuntos mais pesquisados no Google nos últimos anos. No Brasil, a preferência é pelas variedades frutadas, cítricas e adocicadas.

De olho na demanda por conhecimento no assunto, Dani Lieuthier, especialista na bebida, idealizadora do Instituto CHÁ, desembarca em Brasília para uma edição itinerante do curso profissional de Sommelier de Chás.

“Com a formação, o aluno será capacitado a identificar chás do mundo inteiro por aparência, aroma e sabor; desenvolver cartas de chás; analisar e selecionar as bebidas com mais qualidade; harmonizar com comidas e doces; e preparar receitas com a bebida como ingrediente”, apresenta Dani. O curso ainda terá degustação de 50 tipos de blends e imersão na cultura de 17 países.

A pedido do Metrópoles, a expert indica as melhores harmonizações gastronômicas para tomar chá no café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e brunches de fim de semana. Confira:

Café da manhã com chá
“É muito importe estar atento às indicações de temperatura e tempo de infusão ideal para cada tipo de preparo. Normalmente o fornecedor indica estas informações na embalagem, mas o aficionado costuma experimentar, buscando a bebida perfeita para o seu paladar. No café da manhã, indico um chá preto por ser altamente estimulante e preparar corpo e mente. Aos que estão iniciando neste hábito de consumo, uma sugestão é começar com blends do sabor”, sugere a expert.

iStock

Almoço e chá
“No Brasil, tomar chá no almoço ainda é uma prática considerada estranha, mas nos países da Ásia essa cultura está bastante difundida. Se você vencer o preconceito de beber um líquido quente junto da refeição, pode ter uma surpresa. Em geral, comida asiática sempre funciona com a bebida, (de preferência verde ou oolong). Receitas mais condimentadas, como a latino-americana, também funcionam muito bem com chá quente. Para os menos ousados, os gelados (puros ou blends) são uma alternativa ao suco de fruta”, indica.

Lanche da tarde ou chá das cinco
“Essa refeição vespertina é um hábito muito particular, quase um ritual individual. Eu, por exemplo, gosto de bolo ou biscoitos e para eles costumo preparar um chá preto mais delicado como o darjeeling, ou, nos dias mais frios, um chai (o leite e as especiarias trazem aquela sensação de conforto e me aquecem completamente). Na Inglaterra, de onde vem a tradição, também se consome o chá preto, porém mais intenso e com taninos mais evidentes – isso devido ao processo de fabricação. Por vezes a bebida é consumida com leite, em pequenas quantidades, ou até adoçado”, ensina.

iStock

Jantar e um chazinho
“Para o jantar, valem as mesmas recomendações do almoço, com a ressalva de que o chá preto é estimulante e pode retardar a chegada do sono. E, se o objetivo é ter uma bela noite de sono, há alternativa com infusões relaxantes, como a camomila”, aponta.

Brunch de domingo combina com chá
“Adoro o brunch porque as pessoas passam horas ao redor da mesa e essa situação é ideal para experimentar a combinação de diferentes chás. Sempre lembrando de estar atento à temperatura e ao tempo de infusão. Aposte em blends dos tipos verde ou branco”, conclui.

Serviço:
Formação em Sommelier de Chás Profissional (intensivo – Julho/2017)
Horário: das 9h às 18h30 (com 2,5h de intervalo)
Datas presenciais: 18, 19, 21, 22, 24, 25 e 26/07
Local: Espaço Henrique Salsano – CLN 316 – bloco F – loja 81 – Asa Norte – Brasília
Inscrições através do email: contato@institutocha.com
Investimento: R$3700 (4 parcelas de R$925,00 ou à vista: 5% de desconto)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?