metropoles.com

Restaurantes apostam em menus digitais para agilizar atendimento

Do totem ao tablet preso a mesas, a lógica é a mesma: fazer o pedido com maior rapidez

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
San Diego Burger
1 de 1 San Diego Burger - Foto: Divulgação

A modernidade do touch screen desembarcou nos restaurantes: seja por um totem na entrada ou um tablet preso a mesas, os pedidos feitos em cardápios digitais chegam diretamente às cozinhas e agilizam o atendimento ao cliente. O software também possibilita que a casa atualize o menu sempre que o chef desejar, além de disponibilizar promoções e descontos.

“O fluxo fica melhor para o cliente. Assim que entra, ele tem um cardápio visual, com fotos bonitas. Já é um marketing inicial”, comenta Adriano Teles, um dos sócios do Nitrogênio Café, na Asa Norte, estabelecimento com dois totens logo na entrada. “As pessoas geralmente têm facilidade com o touch screen, mas vira e mexe alguém acha difícil usar. Nós observamos e, se for preciso, vamos lá ajudar”, conta o empresário.

Divulgação
Ao entrar no Nitrogênio Café, o cliente encontra dois totens para fazer o pedido e pagar ali mesmo

No caso da hamburgueria San Diego, na Asa Sul, os tablets foram herança do empreendimento anterior. “Quando fui pegar o ponto, me explicaram como funcionam os menus. Cada mesa tem um. O cliente faz o pedido ali mesmo. Como é um cardápio diferente e agiliza o atendimento, decidi manter”, lembra Rodrigo Moraes, um dos sócios.

“Na maioria dos lugares, a pessoa faz o pedido ao garçom, que tem de chegar ao terminal do sistema e lançar tudo. No caso do tablet, cada item vai para a área específica, da chapa à praça de bebidas. O bom é que evita erros, por exemplo quando o garçom anota errado ou esquece algum detalhe solicitado pelo cliente. Pode acontecer, mas não com o tablet”, diz Rodrigo.

3 imagens
O cardápio digital é customizável: do <i>happy hour</i> ao prato do dia, alterações podem ser feitas como o chef quiser
A tecnologia agiliza o atendimento e evita erros nos pedidos
1 de 3

Na hamburgueria San Diego, a opção dos tablets veio com a casa: o restaurante que ocupava o imóvel anteriormente já contava com a tecnologia

Divulgação
2 de 3

O cardápio digital é customizável: do happy hour ao prato do dia, alterações podem ser feitas como o chef quiser

Divulgação
3 de 3

A tecnologia agiliza o atendimento e evita erros nos pedidos

Divulgação

O ponto negativo é que com essa rapidez a cozinha pode ficar sobrecarregada. “É um risco, porque não existe controle de demanda. No Dia do Hambúrguer, por exemplo, a loja abarrotou. Como estava cheio de clientes e havia muitos pedidos, a comida demorou a sair porque a comanda acumulou. Mas geralmente, não acontece”, comenta Rodrigo.

Economia

Donos de restaurantes apontam outra vantagem dos cardápios digitais: bem ou mal, representam economia. No caso da San Diego, os tablets dispensaram a contratação de dois garçons. No Nitrogênio, os totens substituíram o caixa do café. A redução de pessoas no salão, inclusive, é ponto positivo para a clientela que prefere interagir menos e fazer os pedidos em uma máquina.

“O grande lance é entender o conceito do lugar. Qual a identidade do seu negócio? Se eu quero ter um café acolhedor, o pedido digital não cabe ali. O tipo de serviço depende muito da ocasião de consumo, da carência que o dono do restaurante quer suprir”, comenta Carolina Oda, gastrônoma e consultora de hospitalidade.

Questionada sobre a possibilidade do digital substituir o fator humano no atendimento, Carolina não demonstrou grandes preocupações. “Existem lugares que nunca vão fazer isso. A economia do totem às vezes até diminui o faturamento: não tem ninguém circulando para oferecer mais água, para sugerir uma sobremesa. Esse serviço é para o cliente que não tem dúvidas, ele quer a experiência de comer um hambúrguer e uma bebida. Caso a pessoa queira ter várias etapas na refeição, o tablet não sugere. Tem fotos, é claro, mas não é a mesma coisa”, pontua.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?