Tarte tatin clássica: aprenda a receita da torta de maçã invertida
Ícone da confeitaria francesa, a torta caramelizada feita na frigideira é deliciosa e pode ser feita em casa
atualizado
Compartilhar notícia
A tarte tatin é certamente uma das receitas mais clássicas da confeitaria francesa. Trata-se de uma torta invertida, feita em frigideira que pode ir ao forno. Normalmente e a massa fica por cima, sendo invertida apenas na hora de desenformar.
Pelo contato das maçãs com a superfície quente da forma, forma-se um caramelizado único e a massa fica sequinha e saborosa. Confira o passo a passo da receita:
Ingredientes
Massa
– 3 colheres de sopa de açúcar
– 2 ovos
– 2 colheres de sopa de água
– 1 xícara de farinha de trigo
– 3/4 de tablete de manteiga sem sal
– 1 pitada de sal
Recheio
– 1 xícara de açúcar
– 1 e 1/2 kg de maçã
– 1/2 tablete de manteiga
Preparo
Massa
Em uma tigela, misture todos os ingredientes menos a farinha. Acrescente a farinha e misture até que fique homogêneo. Cubra com um filme e deixe descansar por cerca de 30 minutos.
Recheio
Descasque as maçãs, tirando o centro e sementes e corte-as pela metade. Na frigideira ou assadeira que for levar ao forno, faça um caramelo claro com o açúcar e a manteiga. Coloque as maçãs enfileiradas e concêntricas na frigideira e deixe que cozinhem em fogo médio baixo. Enquanto isso, abra a massa em um círculo.
Quando as maçãs estiverem avermelhadas, cubra com a massa, faça alguns furos para que o ar possa escapar e leve ao forno já aquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos ou até que doure a massa. Retire do forno e espere de 5 a 10 minutos para desenformar. Sirva com chantili.