Sobrou ceia? Chefs ensinam receitas para inovar com os restos do Natal
O Metrópoles conversou com quatro chefs. Eles dão dicas do que fazer com o que restar do banquete familiar
atualizado
Compartilhar notícia
O dia após a ceia de Natal é sempre igual: reúne toda a comida que sobrou, coloca em potinhos, requenta tudo e come com o gostinho de ontem. É o pernil que ficou pela metade, a farofa que foi esquecida na mesa, aquele tender da noite anterior, o panetone que todo mundo enjoou…
Contudo, nem sempre o almoço natalino precisa, necessariamente, ser um “restodontê”. O Metrópoles reuniu alguns chefs de Brasília para provar que dá para recriar pratos deliciosos com as sobras, sem parecer que foi tudo reaproveitado do dia anterior.
O chef Ronny Peterson, à frente do restaurante Aroma, indica fazer um escondidinho natalino para aproveitar o que sobrou.
Pegue um papel e uma caneta para anotar a receita:
Ingredientes
6 batatas grandes
1 copo de leite
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de manteiga
1 copo de requeijão
200g de muçarela ralada ou queijo ralado
1 cebola picada
1 dente de alho grande
Meia xícara de cheiro verde picado
Azeitonas verdes a gosto
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta do reino
Peru, chester ou pernil que sobrou da ceia
Modo de Preparo
Desfie a proteína e reserve. Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, e o dente de alho. Refogue bem. Coloque as sobras bem desfiadinhas, junte o cheiro-verde, as azeitonas, uma pitada de sal e a pimenta do reino. Para o purê, cozinhe as batatas e, depois, amasse. Em seguida, junte o leite, a manteiga e um pouco de sal.
Para montar, pegue um refratário e coloque, em camadas, o requeijão, o desfiado temperado, o purê e queijo ralado e leve ao forno até gratinar. Sirva com arroz branco e salada de folhas.
A personal chef Raquel Amaral compartilhou uma dica certeira para aqueles que querem reaproveitar as aves que sobraram da ceia. “Que tal um couscous marroquino?”, questionou.
Confira a receita:
Ingredientes
250g de couscous marroquino
1 cenoura picada
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 talo de salsão picado
300g de ave natalina desfiada
1 punhado de salsa picada
Azeite
2 colher sopa manteiga
1 xícara de café de castanhas picadas (as que sobraram: nozes, amêndoa, avelã e etc)
1 xícara café de vinho branco ou espumante
Sal
Pimenta do reino
Modo de preparo
Em uma panela antiaderente, refogue em um fio de azeite a cebola, cenoura, alho e salsão, até ficar levemente dourado. Adicione a ave desfiada e refogue um pouco mais.
Adicione a salsa e o couscous marroquino. Desloque o fogo e adicione a água fervendo para hidratar (medida de acordo com o fabricante) e o vinho. Coloque a manteiga por cima e tampe a panela por 5 minutos. Abra e misture tudo.
Adicione as castanhas picadas. Se quiser, torre-as um pouquinho em uma frigideira separada antes de misturar e sirva.
O chef Bilt Lima, da A Vila Bar, indica uma receita que faz em casa todo ano. “Sempre sobra algo, ‘né’? Na minha casa, faço esse arroz e fica uma delícia”, conta.
Veja o passo a passo:
Ingredientes
400g de peru desfiado
200g de arroz
100g de castanha
50gs de uvas
50g de damasco
Cebolinha e salsa a gosto
Batata palha para servir
Modo de preparo
Desfie o peru que sobrou, refogue na panela e junte com o arroz. Depois de já aquecido, acrescente castanha, uvas, cebolinha, salsa e damasco. Sirva quente, com batata-palha em cima.
Já a chef Inaiá Sant’Ana, que comanda a confeitaria Quitutices, dá uma dica ótima para quem quer reaproveitar aquele panetone ou chocotone. “A ideia é fazer um pavê”, conta.
Segue a receita:
Ingredientes
500ml de leite vegetal (castanha-de-caju)
72g de gema de ovo (cerca de 5 gemas)
40g amido de milho
200g açúcar demerara
250g chocolate meio amargo sem leite
Modo de preparo
Dissolva o amido de milho com as gemas em um refratário separado para não empelotar. Acrescente o açúcar demerara e o leite, e misture em fogo médio até engrossar.
Coloque o chocolate até derreter por completo. Reserve e deixe na geladeira até firmar. Para montar, basta intercalar uma camada de creme e uma camada de panetone ou chocotone. Finalize com as frutas de sua preferência.