Sem desperdício! Veja dicas e receitas para fazer geleias e conservas
Da geleia ao picles, até aquele legume murcho e a fruta mais “acabadinha” da geladeira têm capacidade de virar alimentos incríveis
atualizado
Compartilhar notícia
O isolamento social exigido pelo avanço da pandemia do novo coronavírus colocou muita gente em uma encruzilhada: quem sempre comia fora se viu entre o delivery e o fogão. Pessoas que não têm costume de cozinhar por vezes se deparam com sobras de comida na geladeira, além de correrem o risco de comprarem frutas e legumes em excesso.
Se você tem verduras “acabadinhas” e frutas murchas na geladeira, uma opção para prolongar a vida útil dos ingredientes é fazer conservas: do picles à geleia, os preparos são fáceis e têm uma infinidade de possibilidades e receitas.
O chef André Rochadel separou duas receitas coringas dos preparos, com ingredientes que podem ser facilmente substituídos com o que o leitor tiver à mão, em casa.
Vale lembrar que para ambos os preparos, é necessário ter potes de vidro à mão, previamente esterilizados. Confira:
Picles de cebola
Ingredientes
- 1 cebola em lâminas
- 200 ml de água
- 200 ml de vinagre de vinho branco
- 5 g de sal
- 3 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sobremesa de grãos de cominho
- 1 colher de sopa de mostarda em grãos
- 3 folhas de louro
Preparo
Ferva todos os ingredientes, exceto a cebola. Ao levantar fervura, desligue e aguarde esfriar, coloque a cebola em um pote esterilizado, cubra com o caldo dos ingredientes restantes, leve ao freezer até que fique gelado – não deixe congelar. Em seguida, tampe e consuma a partir do dia seguinte. O preparo dura cerca de um mês e pode ser feito com outros legumes como pepino, quiabo, abobrinha e maxixe, por exemplo.
Geleia de maçã com alecrim
Ingredientes
- 2kg de maçã
- 2 a 3 xícaras de açúcar
- 2 colheres de sopa de glucose ou glucose de milho
- 2 ramos de alecrim
- Suco de 1 limão
Preparo
Corte as maçãs com casca em cubos e cozinhe com o alecrim por cerca de 35 minutos. Coe, remova os ramos de alecrim e passe as maçãs em uma peneira, para que a casca não fique no preparo e a pectina não se perca. Adicione o açúcar e a glucose e cozinhe em fogo baixo, mexendo às vezes para não grudar no fundo (sempre retire a espuma e impurezas da superfície). Quando ela chegar a 105ºC, acrescente o suco de limão, incorpore e deixe que resfrie.
Caso não tenha termômetro, o ponto pode ser testado colocando um pouco dela em uma travessa e vendo se enruga passando o dedo (forma-se uma película quando ela está no ponto). Aproveite!