Segredos de cozinha: 6 dicas para escolher um bom azeite
Já há lojas inteiras dedicadas a esse delicioso ingrediente,
atualizado
Compartilhar notícia
O azeite de oliva é utilizado pela humanidade há séculos. O óleo extraído das azeitonas é uma iguaria valorizada desde a antiguidade e possui diversas qualidades e origens. Já expliquei anteriormente os diversos tipos de azeite e agora darei dicas de como escolher um bom exemplar.
A ampla variedade deles em supermercados torna difícil saber qual levar para casa, mas tem algumas dicas que podem auxiliar a não levar gato por lebre, mesmo sem ter conhecimento sobre marcas.
Fique de olho na embalagem
Não, não. Nada de procurar rótulos bonitinhos, mas sim o frasco do produto. Esqueça latas e embalagens plásticas. Os melhores produtos vêm em garrafas de vidro, que é um material inerte, ou seja, não reage com o produto.
Outro fator é a coloração. Via de regra, esqueça garrafas transparentes. Quanto mais escuras melhor, pois o azeite oxida em presença de luminosidade, o que compromete a qualidade. Digo via de regra porque, atualmente, há algumas edições especiais de produtos de qualidade em frascos transparentes. Porém adianto, só as compre caso conheça a marca.
Só escolha os extra-virgem
Para temperar os pratos, esqueça qualquer outro tipo de azeite e também deixe pra lá propagandas como “extraído à frio”. Fique atento também a testes oficiais. Há alguns anos foram descobertas diversas marcas que não apresentavam características para receber o selo de extra-virgem.
Prefira produtos novos
Os azeites, ao contrário dos vinhos, não ficam melhores com o tempo. Após o seu envase, a tendência do produto é apenas oxidar e perder qualidade. Embora via de regra a gordura não estrague, ela perde suas características, sabores, notas e pode ficar com um amargor desagradável por ficar rançoso.
Conheça sua origem
Não é bem uma garantia, mas é um bom guia. Países com tradição na produção de azeites possuem mais chances de produzirem um bom exemplar. Busque por produtos portugueses, espanhóis, italianos e gregos – estes possuem uma maior expertise e variedade de boas marcas. Mas que fique claro, não é tão certo quanto os outros fatores.
Prove, se possível
Existem casas que oferecem degustação de azeites, então aproveite. O bom azeite deve possuir sabor fresco, frutado e herbal. Evite e corra de azeites amargos, picantes ou apimentados. São características de má conservação.
Conheça a loja onde compra
Tenha certeza de que o mercado e loja onde você compra mantém a prateleira dos azeites em local arejado e longe da luz do dia. Tanto o calor quanto a luz são fatores que oxidam o óleo e o fazem perder qualidade mais rapidamente.