Sabor de arraiá: veja 8 receitas para fazer uma festa junina em casa
Curau, maçã do amor, galinhada, canjica, pamonha: reunimos as melhores receitas de quitutes juninos para você fazer a festa em casa
atualizado
Compartilhar notícia
O mês de junho se foi, mas quem disse que as comidinhas típicas das festas juninas não devem seguir em destaque? Confira as receitas mais saborosas já publicadas no Metrópoles e faça a festa em casa.
O que é o inverno sem uma cremosa e aromática canjica? Confira a receita e prepare em casa.
Ingredientes
– 2 xícaras de milho para canjica
– 1 lata de leite condensado
– 3 xícaras de leite integral
– 2 xícaras de leite de coco
– 2 paus de canela
– 3 cravinhos
Preparo
Deixe a canjica de molho em água por 2 a 4 horas. Escorra, leve à panela de pressão e cubra com água. Deixe ferver por 30 minutos após pegar pressão, tire do fogo e deixe que saia a pressão. Na mesma panela, coloque o leite condensado, os leites, a canela e o cravo. Deixe cozinhar por cerca de 30 minutos em fogo médio ou até que esteja com a cremosidade desejada.
Vaca atolada na panela de pressão
Quer entrar no clima das comidas típicas da festa junina? Que tal preparar uma vaca atolada quentinha? Seguindo esta receita, é possível fazer o prato em casa de maneira descomplicada. Veja o passo a passo:
Ingredientes
– 1 kg de costela bovina cortada
– 700 g de mandioca amarela
– 1 cebola
– 4 dentes de alho
– 1 pimenta vermelho
– 1 xícara de molho de tomate
– salsinha
– 1 tomate
– 1 colher de sopa de vinagre
– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1/2 xícara de salsinha picada
– sal e pimenta a gosto
Preparo
Corte finamente a cebola e o alho. Retire as sementes do tomate e do pimentão e pique em pequenos cubos. Corte a mandioca em pedaços pequenos e retire o fio interno.
Aqueça a panela de pressão, coloque a manteiga e doure a carne. Adicione o alho e a cebola, até que amaciem, adicione o pimentão e o tomate e mexa até que amaciem, adicione o vinagre, o molho de tomate e a mandioca. Tempere com sal e pimenta e coloque água até que cubra o preparo.
Tampe a panela e, quando pegar pressão, diminua para fogo baixo e deixe que cozinhe por 50 minutos. Retire do fogo e deixe que perca a pressão naturalmente. Abra, acrescente a salsinha e corrija o tempero. Sirva quente.
Maçã do amor caseira e deliciosa
Maçã do amor traz aquela memória de quitute junino que muitos brasileiros adoram. Preparar a delícia em casa é bem mais simples do que se pensa. Confira a receita e siga o passo a passo:
Ingredientes
– 6 maçãs fuji maduras
– 2 xícaras cheias de açúcar refinado
– 1 xícara de água
– corante vermelho
– confeitos, granulado ou coco ralado (opcional)
Preparo
Lave as maçãs, seque e espete o palito no lado oposto do talo (retire os talos). Deixe uma forma já untada com óleo e os confeitos que desejar usar em potes que possa inserir as maçãs. Em uma panela, misture o corante, o açúcar e a água, leve ao fogo médio, sempre mexendo a panela, mas sem colher, para evitar que cristalize. Quando estiver em ponto de bala mole (pingue uma gota, com o auxílio de um palito, em água gelada, caso forme uma balinha ao invés de diluir, está no ponto) retire do fogo. Banhe com cuidado e rapidamente as maçãs, depois passando nos confeitos, caso deseje, e deixe que esfriem sobre a travessa untada.
Pamonha de forno cremosa e fácil
Pamonha é uma daquelas delícias que são irresistíveis, mas nada práticas de fazer. Com esta receita é possível preparar uma versão de forno supercremosa, que ainda tem uma casquinha dourada crocante. Confira o passo a passo:
Compre aqui este forno elétrico
Ingredientes
– 2 xícaras de milho verde fresco
– 1 xícara de leite de coco
– 2 xícaras de açúcar refinado
– 3 ovos
– 2 colheres de sopa de parmesão ralado
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
Preparo
Bata no liquidificador o milho e o leite de coco até que atinja um creme liso. Adicione os outros ingredientes e bata até que esteja homogêneo. Coloque em uma travessa untada com manteiga e farinha de trigo. Leve ao forno já aquecido a 180ºC por cerca de 1h ou até que esteja dourado por cima cima.
Galinhada prática e rápida de fazer
Cheia de sabor, a galinhada é um prato tradicional em vários estados do Brasil. Muito consumida na época das festas juninas, ela pode ser feita de maneira prática, em apenas uma panela. Confira o passo a passo desta receita:
Ingredientes
– 2 xícaras de arroz
– 2 coxas e sobrecoxas de frango desossadas e em cubos
– 1 pimentão vermelho sem sementes em cubinhos
– 1 tomate grande sem sementes em cubinhos
– 3 dentes de alho finamente picados
– 1/2 cebola finamente picada
– 2 colheres de sobremesa de cúrcuma (açafrão da terra)
– sal e pimenta quanto baste
Preparo
Em uma panela grande, doure os pedaços de frango, acrescente o alho e a cebola e deixe até que amaciem. Acrescente o tomate, pimentão e cúrcuma, e refogue por um minuto. Acrescente o arroz, misture bem, coloque sal e pimenta e cubra com água até um dedo acima dos ingredientes. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar até que seque, dê uma mexida no preparo, desligue o fogo e deixe tampado por 5 minutos. Corrija o tempero e sirva.
Um curau de milho cremoso é uma das comidas mais típicas da festa junina. Cheiroso e cheio de sabor, ele é mais fácil de fazer do que parece. Veja o passo a passo da receita:
Ingredientes
– 3 xícaras de milho verde fresco
– 1 xícara de leite integral
– 1 xícara de leite de coco
– 1/2 xícara de açúcar refinado
– canela em pó para polvilhar
Preparo
Processe no liquidificador os dois leites e o milho verde até que esteja bem homogêneo, passe a mistura em uma peneira fina ou pano e esprema bem (o bagaço pode ser utilizado para uma nutritiva farofa).
Leve ao fogo médio sempre mexendo, junto com o açúcar refinado. Quando levantar fervura, mexa por cerca de 5 minutos, até que fique cremoso. Sirva em potinhos, polvilhando com canela.
Sanduíche de carne-louca descomplicado
O mês não pode passar sem comidinhas de Festa Junina. Uma delas é a deliciosa vaca louca, que desmancha na boca e rende um sanduíche muito gostoso. Confira o passo a passo da receita e aproveite:
Ingredientes
– 1/2 kg de músculo limpo cortado em pedaços não muito grandes
– 4 tomates sem sementes picados finamente
– 1 pimentão vermelho sem sementes picado finamente
– 1 cebola picada finamente
– 4 dentes de alho picados finamente
– 1 xícara de molho de tomate
– azeite a gosto
– 1 xícara de salsinha picada
– sal e pimenta do reino a gosto
– 6 pães franceses
Preparo
Em uma panela grande com azeite, sele as carnes, até que dourem. Acrescente o alho e a cebola. Quando estiverem macios, acrescente os pimentões e os tomates. Quando amaciarem, acrescente o molho de tomate, sal, pimenta e cubra de água.
Deixe cozinhar em fogo baixo, sempre preenchendo com água caso seque e mexendo o fundo, até que a carne se desfaça. Deixe que o molho reduza bastante se for rechear sanduíches. Corrija o tempero e adicione a salsa. Corte os pães como na foto, amasse seu miolo e recheie com a carne. Sirva quente.
Duas paixões nacionais, o brigadeiro e a pamonha, se combinadas, só podem resultar em algo gostoso. Este docinho fica muito saboroso e permite variações de acordo com o paladar. Veja o passo a passo da receita:
Ingredientes
– 1 lata de leite condensado (compre aqui)
– 100 g de chocolate branco picado
– 1 xícara de milho verde (preferencialmente fresco cozido)
– 1/2 xícara de coco ralado
– 1 colher de chá de canela em pó
– açúcar e canela para bolear
– cubinhos de queijo minas para rechear (opcional)
Preparo
Processe no liquidificador o coco e o milho verde até que vire um creme (uns 3 a 5 minutos). Em uma panela em fogo médio, misture o leite condensado com o chocolate branco, quando este derreter, adicione o creme de milho com coco e a canela.
Mexa em fogo médio até que pegue ponto de brigadeiro (desprende-se do fundo e das laterais, com consistência grossa). Despeje em uma travessa e deixe esfriar. Caso deseje, recheie com o queijo minas, boleie e passe na mistura de canela com açúcar. Boa festa!