Risoto primavera: aprenda a fazer a receita cremosa para o almoço
O prato é de fácil preparo e você pode dar seu toque pessoal com os legumes favoritos
atualizado
Compartilhar notícia
Risoto é um preparo muito querido pelos brasileiros. Cremoso e com infinitas opções de sabores, é possível se aventurar nas receitas. Confira o saboroso risoto primavera e aproveite.
Ingredientes
– 2 maços de cebolinha limpos
– 150g de cenouras pequenas, limpas
– 1 litro de caldo de frango ou legumes
– 200g de ervilhas tortas
– 200g de ervilhas frescas
– 90g de manteiga
– 225g de arroz tipo risoto, como Arbório ou Carnaroli
– 4 colheres de sopa de vinho branco seco ou vermute branco
– 50g de queijo parmesão, ralado finamente
– Folhas de 15g de hortelã fresca, cortadas finamente
– 4 colheres de sopa de creme azedo, para servir
– 25g de broto de ervilha ou pequenos ramos de agrião, para enfeitar
– Sal e pimenta moídos na hora
Preparo
Corte as cebolinhas finamente, separando a parte branca da verde. Corte as cenouras diagonalmente, em fatias grossas de 1cm, e deixe o caldo ferver em uma panela e depois mantenha-o quente em fogo baixo.
Jogue as ervilhas tortas e as cenouras em uma panela de água salgada fervente, continue fervendo e acrescente as ervilhas frescas. Cozinhe-as por 1 minuto e depois escorra a água. Refresque-as na água fria; em seguida, abra e corte pela metade as ervilhas tortas para expor as ervilhas. Reserve.
Derreta 65g de manteiga na panela antiaderente, junte a parte branca das cebolinhas e cozinhe delicadamente por 1 minuto. Adicione o arroz, misture, para cobrir, todos os grãos na manteiga e cozinhe-os por 1 minuto. Adicione o vinho branco e deixe ferver, mexendo até que tenha sido absorvido .Adicione uma concha grande de caldo quente e deixe ferver, mexendo até que tudo tenha sido absorvido antes de adicionar mais. Continue assim, mexendo o tempo todo, até que o arroz esteja cremoso, mas ainda um pouco al dente, o que deve levar cerca de 25 minutos. Você pode não precisar usar todo o caldo.
Após aproximadamente 23 minutos de cozimento do risoto, misture a parte verde das cebolinhas com a última porção de caldo e cozinhe por mais 2 minutos. Junte as cenouras, as ervilhas tortas, as ervilhas com casca e o queijo parmesão e cozinhe por um minuto ou dois para aquecê-los.
Derreta os restantes 25g de manteiga em uma panela pequena e misture com a hortelã. Misture a manteiga de menta no risoto, tempere a gosto e sirva em pratos aquecidos. Coloque por fim o creme azedo com uma colher, espalhe os brotos de ervilha e sirva imediatamente.
Nota do cozinheiro: Este risoto fica muito bom com queijo de cabra. Esmigalhe 100g de queijo de cabra cremoso e sem casca e misture no final com a menta e o queijo parmesão.
Receita cortesia de Le Creuset.