Risoto de cogumelos: como fazer a receita requintada e prática
Aprenda os segredos para preparar o risoto de cogumelos perfeito e surpreenda no jantar de hoje com o sofisticado prato
atualizado
Compartilhar notícia
De origem italiana, o risoto é uma receita prática que exige alguns truques para se tornar um prato digno de chef. Ainda assim, ele é fácil de fazer e pode ser adaptado ao gosto pessoal do cliente. Seja de frutos do mar, seja de vegetais, os risotos fazem sucesso — inclusive o de cogumelos a seguir!
Para prepará-lo, você vai precisar dos ingredientes principais: arroz arbóreo ou carnaroli e um bom mix de cogumelos. Aliás, sabia que o primeiro é essencial para garantir a cremosidade do risoto, devido ao alto teor de amido?
Em seguida, não se esqueça do caldo, que pode ser tanto de legumes quanto de carne. Porém, o essencial é que ele esteja quente. Um dos segredos é esquentar bem o caldo antes de adicioná-lo ao risoto, já que isso fará com que tudo cozinhe uniformemente. Enquanto isso, não pare de mexer para ir liberando o amido.
Ah, e também tem truque na hora de servir, viu? Mas é simples: você deve servi-lo imediatamente após o preparo, pois só assim provará o ápice do sabor e da cremosidade. Se só de ler já te deu água na boca, então faça a receita na sua casa e aproveite:
Risoto de cogumelos
Ingredientes
1 cebola picada
3 colheres de sopa de azeite
300 gramas de arroz para risoto (arroz arbóreo)
1/2 xícara de chá de vinho branco seco
1 cubo de caldo de legumes
4 xícaras de chá de água fervente
2 colheres de sopa de manteiga
100 gramas de queijo parmesão ralado
400 gramas de mix de cogumelos refogados na manteiga (shitake, shimeji, paris, etc.)
Veja o modo de preparo no site Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles.