Muito leves: repare fáceis e deliciosas miniquiches de espinafre e ricota
Esta receita é muito prática e pode ser congelada para comer quando quiser
atualizado
Compartilhar notícia
Imagina que prático ter miniquiches sempre que quiser fazer um lanche em casa. Esta prática receita rende de seis a oito destas delícias, que podem ser congeladas. Confira o passo a passo e aproveite.
Ingredientes
Massa
– 1 xícara cheia de farinha de trigo
– 1 tablete e duas colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 ovo
– 1 colher de café de sal
– 4 colheres de sopa de água
Recheio
– 2 xícaras de ricota fresca
– 2 dentes de alho finamente picados
– 2 maços de espinafre desfolhado
– 3 ovos
– 1 xícara de leite
– 1 xícara de creme de leite
– sal, pimenta do reino e noz moscada
– 1/2 xícara de queijo gruyere ralado
Preparo
Misture a manteiga gelada com a farinha até que vire uma farofa. Bata o ovo com o sal e a água e acrescente à farofa, incorporando bem. Deixe descansar na geladeira por cerca de 20 minutos, envolta em papel filme. Em uma bancada polvilhada com farinha, divida a massa em 6 a 7 partes iguais e abra em discos. Forre as forminhas com ela, cortando as bordas e furando o fundo com um garfo várias vezes.
Leve ao forno já aquecido a 180ºC por cerca de 8 minutos, espere esfriar. Pique o espinafre grosseiramente. Em uma frigideira, deixe o alho amaciar e, antes que doure, acrescente o espinafre, acrescente a ricota e misture bem, vá mexendo em fogo médio-baixo até que seque o excesso de água. Misture os ovos com o creme de leite e tempere com sal, pimenta e noz moscada . Coloque a mistura de ricota e espinafre bem distribuída sobre a massa, cubra com o creme e, por último, o queijo gruyere.
Leve ao forno já aquecido a 180ºC até que a superfície esteja bem dourada. Espere esfriar para desenformar. Caso congele, embale-as individualmente e regenere direto do freezer ao forno já aquecido a 180ºC por 15 a 20 minutos.