metropoles.com

Invista em um café da manhã caprichado com um croissant caseiro

Um clássico da culinária mundial, o croissant pode ganhar cobertura doce, salgada e até recheio

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
istock
fresh croissants with jam for breakfast
1 de 1 fresh croissants with jam for breakfast - Foto: istock

Quentinho, com manteiga, cobertura doce e até recheio, o croissant é um clássico da culinária francesa.

Segundo Raul Lody, autor do livro “Caminhos do Açúcar”, a base e a técnica do preparo do croissant vêm da milenar cozinha turca Otomana com expansão na Áustria, onde é chamado de kipferl brioche. “O formato do croissant celebra a vitória dos austríacos sobre o império Otomano e a meia lua crescente representa o mesmo símbolo que está na bandeira da Turquia”, explica o antropólogo e autor.

Foi com Maria Antonieta, arquiduquesa da Áustria, casada com Luís XVI, delfim da França, que a receita foi disseminada em terras francesas, onde croissant significa “crescente”. De acordo com Lody, é um tipo de pão feito de massa folhada e marca com destaque a tradicional pâtisserie francesa.

Veja como fazer seu próprio croissant para incrementar o seu café da manhã:

Ingredientes:

500g farinha de trigo
300 ml de leite
50g de açúcar
15g de fermento fresco
12g de sal
190g de manteiga fria boa para massa folhada
1 gema de ovo batida com um pouco de leite para dourar

Modo de preparo:

Numa tigela grande, misture o fermento com 150 ml de leite morno e 10 gramas de açúcar. Então, acrescente 125 gramas de farinha e misture bem com uma colher; cubra com um pano de prato limpo e úmido e deixe descansar em um lugar quente por 30 minutos.

Depois, acrescente o restante da farinha, o leite, o açúcar e o sal. Agora, amasse tudo até obter uma massa homogênea. Fazendo o “livro” de massa: divida a massa em duas partes. Selecione uma parte, coloque sobre uma superfície enfarinhada e estenda a massa com um rolo até formar um retângulo grande.

Pegue o restante da massa e estenda para formar um retângulo menor. Coloque manteiga no meio do retângulo maior e coloque o retângulo de massa menor sobre ele, centralizado; dobre as bordas da massa que está embaixo para se fechar sobre a superior como se fosse um livro. Novamente, estenda a massa para formar outro retângulo grande, com uma espessura de 0.5mm, aproximadamente.

Dobre a massa em 3 e ¼. Isto é, dobre as duas bordas para dentro no sentido da largura e depois uma vez no sentido do comprimento. Coloque a massa folhada e depois leve para a geladeira por 30 minutos. Repita duas vezes a ação anterior com a dobra sempre à direita. Estenda a massa com uma espessura de 0.4mm; em seguida, corte em triângulos com 10cm a 12cm de base. Quando a massa está aberta na forma de um retângulo há um melhor aproveitamento da massa. Enrole a partir da base para a ponta do triangulo. Coloque na chapa de forno forrada com papel vegetal.

Antes de colocar o forno, pincele com uma mistura feita com a gema do ovo e o restante do leite para que os croissants fiquem dourados. Pré-aqueça o forno a 220°C. Asse por aproximadamente 45 minutos a 1 hora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?