Gostinho de infância: aprenda a receita do bolo gelado de coco
É mais fácil do que parece e mais gostoso do que você se lembra
atualizado
Compartilhar notícia
Quem foi criança e teve festinha na escola – com direito a bolo de coco gelado embrulhado no papel-alumínio? O famoso “toalha felpuda” ganha nome de adulto e técnicas de profissional. Mas no sabor de infância ninguém mexe!
Confira a receita da delícia:
Ingredientes
5 ovos em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1 xícara (chá) de leite integral
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte com manteiga uma assadeira (ou refratário) retangular de 33 cm x 22 cm e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir o fundo e laterais e bata sobre a pia para retirar o excesso de farinha.
Numa tigela misture a farinha com o fermento. Reserve.
Num recipiente pequeno quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para a tigela da batedeira e as gemas para outra tigela. Bata as claras até o ponto de neve. Diminua a velocidade da batedeira, junte as gemas uma a uma, batendo a cada adição para incorporar. Por último, junte o açúcar aos poucos, sem parar de bater, para misturar bem.
Desencaixe a tigela da batedeira, adicione ⅓ da farinha passando por uma peneira e misture delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture para incorporar, sempre com movimentos leves.
Repita o procedimento, juntando mais ⅓ da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o restante da farinha – assim fica mais fácil de incorporar os ingredientes e evita que você mexa excessivamente a massa.
Transfira a massa para a assadeira, nivele com uma espátula e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos.
Para conferir se o bolo está pronto, espete um palito na massa: se sair limpo, está pronto; caso contrário, deixe assar mais alguns minutos.
Cortesia: Tudo Gostoso