Faça você mesmo: confira o passo a passo do limoncello caseiro
A bebida é digestiva e fica uma delícia quando combinada com outras para formar um drinque
atualizado
Compartilhar notícia
Um bom jantar no sul da Itália termina com um licor caseiro de limão. A bebida é digestiva e fica uma delícia quando combinada com outras para formar um drinque.
Antes de engarrafar é preciso esterilizar a garrafa. Como não tem conservantes, o licor deve ser mantido no freezer e bebido em três ou quatro meses. Ah, se os copinhos estiverem gelados também, fica ainda melhor.
Confira a receita completa:
Ingredientes
5 limões sicilianos
500 ml de vodca
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de água
Modo de preparo
Com uma escovinha para legumes, lave bem as cascas dos limões sob água corrente e seque bem cada um – é importante que as cascas estejam secas para fazer o licor. Com uma faca de legumes bem afiada (ou descascador) descasque os limões com bastante cuidado para tirar a parte branca – ela amarga a receita.
Coloque as cascas dos limões num pote com fechamento hermético, cubra com a vodca e tampe – o pote precisa ter fechamento hermético para o álcool não evaporar. Deixe descansar por pelo menos cinco dias para o limão liberar todo o aroma e sabor na vodca (se estiver com mais tempo, deixe por 1 semana).
Após os cinco dias de descanso, prepare a calda: numa panela pequena misture a água com o açúcar. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até ferver e todo o açúcar dissolver. Transfira para uma jarra e deixe esfriar.
Junte a calda de açúcar ao pote com vodca e cascas de limão, misture, tampe e deixe descansar por mais cinco dias (se estiver com tempo, deixe descansar por 1 semana; o licor fica ainda mais gostoso).
Coe o limoncello; descarte as cascas e transfira o licor para uma garrafa. Deixe no congelador para servir puro, bem gelado, ou preparar um drinque, como o limoncello spritz.
Cortesia: Panelinha