Dicas simples para preparar um rocambole fofinho em casa
Veja truques para preparar o rocambole perfeito e bem recheadinho
atualizado
Compartilhar notícia
Quem aí consegue resistir a um rocambole? Com recheio de leite condensado cozido, de brigadeiro cremoso, com massa salgada de batata e recheio de carne moída, frango, atum… Rocambole é realmente uma delícia! Mas, se você aí é da turma que já compra pronto porque simplesmente não consegue acertar na receita em casa, está na hora de mudar essa realidade.
Essa receita de origem francesa não é difícil de se preparar – e também não vale confundir com o bolo de rolo, hein! Para você que não aguenta mais errar no preparo, confira esses truques:
Rocambole perfeito
Para que o rocambole não se desmanche e acabe quebrando depois de pronto, o segredo é untar bem a fôrma com margarina ou manteiga e colocar um pedaço de papel-manteiga do tamanho da fôrma também untado antes de despejar a massa. Polvilhar açúcar de confeiteiro na massa depois de pronta também vai ajudar para que seu rocambole não grude e fique mais fácil de enrolar.
A massa
Para a massa ficar bem macia, o truque é a quantidade de ovos usada na receita. Quanto mais ovos, mais fofinha e elástica a massa vai ficar. Geralmente, o pão de ló branco ou de chocolate é a receita mais indicada para se utilizar. Outro truque para preparar rocambole corretamente é seguir as proporções que pedem a receita, nada a mais nem a menos. A massa do rocambole é bem delicada, então, devemos tomar cuidado com o preparo.
Tempo de forno
Fique sempre atento ao tempo de forno da sua receita. Se a massa ficar demais no forno, ela corre o risco de ficar quebradiça. E aí já sabe, né? Vai ficar muito mais complicado de enrolar. Por isso, pré-aqueça o forno em uma temperatura mais baixa e vá acompanhando a textura da massa. Se estiver sequinha e desgrudando da ponta dos dedos, ela estará no ponto certo.