Delícia: aprenda a preparar um ragu napolitano com costela suína
O preparo leva algumas horas para ficar pronto, mas o sabor compensa o tempo de espera: prato acompanha massas, polenta e até pão
atualizado
Compartilhar notícia
O chef italiano Antonino Cannavacciuolo descreve o cheiro do ragu preparado pela mãe como uma das memórias mais alegres de sua infância. “Existem muitas versões do prato napolitano: alguns colocam a pele do porco, outros carne de boi ou costeletas. Minha versão favorita é com costelas de porco”, conta o cozinheiro.
O preparo leva muitas horas para ser feito: o tempo do cozimento é de no mínimo cinco horas. A receita do chef leva costela de porco, pimenta calabresa e vinho tinto. Veja o passo a passo para fazer um ragu que serve quatro pessoas:
Ingredientes
- 500 g de costelas de porco
- 1 cebola branca
- 1 kg de tomates pelados
- 1 pimenta calabresa
- 1 folha de louro
- 100 ml de vinho tinto
- Azeite extra virgem
- Sal e pimenta do reino ao gosto
Modo de preparo
Limpe as costelas de porco e corte-as na direção do osso, polvilhe com sal e pimenta e deixe marinar por cerca de dez minutos. Refogue as costelas em uma panela grande com um fio de azeite, até obter uma crosta dourada. em seguida, adicione a cebola bem fininha e a pimenta (se você não gosta de pimenta, não precisa colocar).
Deixe secar, misture com o vinho tinto e, assim que o álcool evaporar, cubra todos os ingredientes com os tomates. Cozinhe tudo em fogo baixo por pelo menos 5 horas. No meio da cozedura, adicione a folha de louro e, quando cozida, retire a carne do osso.
Esta é a base do ragu, que pode ser usado para várias preparações, como molho de massas e acompanhamento para polenta. “Lembre-se de, ao final da refeição, passar um pãozinho no prato para se deliciar com o resto de molho. Isso é obrigatório!”, exige o chef.
Cortesia do chef Antonino Cannavacciuolo/Embaixada da Itália