Delícia! Aprenda a fazer pasteizinhos de nata, clássico português
A tradicional receita portuguesa pode ser reproduzida com massa folheada e leva, no recheio, gemas de ovo
atualizado
Compartilhar notícia
Um clássico, o pastel de nata vai muito bem acompanhado de uma taça de vinho. A sobremesa pode ser replicada com massa folheada e leva, no recheio, gemas, açúcar, canela creme de leite e raspas de limão siciliano.
O chef Carlos Henrique Pallas, do restaurante Bacalhau, Vinho & Cia, de São Paulo, divulgou como o preparo é feito em sua cozinha. De preparo rápido e com apenas 20 minutos de forno, o pastel é uma boa pedida para a sobremesa. Veja:
Ingredientes
- 2 unidades de massa folheada
- 500 gramas de creme de leite
- 200 gramas de açúcar
- 7 gemas de ovo
- Raspas de ½ limão siciliano
- 1 colher de farinha de trigo ou maisena
- 1 pau de canela
- Canela em pó para polvilhar (opcional)
Modo de preparo
Para fazer o creme dos pastéis, misture o creme de leite com as gemas, a farinha e o açúcar. Leve ao fogo médio-baixo junto com as raspas de limão e o pau de canela. Mexa até ferver. Desligue o fogo, retire as raspas de limão e o pau de canela. Cubra o creme com filme plástico.
Aqueça o forno em 200 graus e abra a massa folhada com um rolo e corte discos de massa de 5 cm de diâmetro, coloque os discos em forminhas de alumínio untadas e forre fundo e laterais com os dedos, abrindo a massa.
Quando o creme estiver morno, coloque nas forminhas, deixando um espaço para não transbordar durante o cozimento. Coloque as forminhas para assar em forno a 200 graus em um tabuleiro, entre 15 e 20 minutos até o creme crescer e ficar levemente dourado. Retire do forno e deixe esfriar. Se gostar, polvilhe com canela e sirva de sobremesa com um cálice de vinho do Porto.
Cortesia do chef Carlos Henrique Pallas