Com novos negócios, Carlos Bertolazzi diz: “Me dedicando a ser feliz”
Sucesso em programas de tevê, o chef aproveitou a pandemia para se aventurar na gastronomia e vai abrir uma casa de donuts em breve
atualizado
Compartilhar notícia
Os olhos verdes e sorriso largo do chef Carlos Bertolazzi são conhecidos da telinha. Afinal, ele já passou por diversos programas na tevê, entre eles o sucesso Fábrica de Casamentos e o programa Eliana, onde comanda o quadro Minha mulher que manda. “É um dos que mais me divirto fazendo, sem dúvida”, revela sobre a atração que vai ao ar nas tardes de domingo, no SBT.
Mais que tornar Bertolazzi um rostinho conhecido nos mais diversos cantos do país, a exposição na tevê impulsionou sua carreira como chef de cozinha. No bairro dos Jardins, em São Paulo, ele comanda o Zena Caffe. Mas também é responsável pelas Casas Bertolazzi e é sócio da hamburgueria catarinense Best Burger.
“Às vezes, parceiros e fornecedores não acreditam que vão ter uma reunião com o chef da tevê”, brinca. Mas ele ressalta que isso é bobeira. “Mesmo no meu segmento, a tevê abre portas. Mas não tenho essas vaidades que, muitas vezes, a fama traz.”
Se ele deixou de lado as vaidades, soube aproveitar as oportunidades. Principalmente durante a pandemia. O chef entrou na sociedade da hamburgueria durante esse período e agora a casa já conta com mais três unidades em Santa Catarina. Mas ele também viu a Casa Bertolazzi abrir duas novas unidades em São Paulo.
Foi no Zena que ele precisou se reinventar mais para manter o negócio. Ele revela que foi necessário repensar toda a operação da cantina, com fortalecimento do delivery e criação de novos serviços para aumentar o faturamento.
“Acho que me arrisquei mais, no sentido de empreender. Estou montando uma nova operação de donuts, a Pop Donuts. E estou realmente me dedicando a ser feliz. Deixar coisas supérfluas de lado”, enfatiza o empresário.
A empresa de donuts vai abrir as portas no bairro paulista Pinheiros e pode ser o último empreendimento do chef. “Vou dar uma desacelerada e focar no que tenho”, revela. Mas, quando o assunto é expansão dos negócios, ele deixa a possibilidade em aberto: “Deixa eu descansar um pouco antes de responder essa pergunta”, brinca.
Fã da capital do Brasil
Entre os diferentes lugares do mundo, Brasília conseguiu conquistar um espacinho no coração de Carlos Bertolazzi. Ele conta que é apaixonado pela cidade e pela região, mas que também tem muitos amigos por aqui, como o chef Marcelo Petrarca. “É um irmão.”
Na visita mais recente à cidade, ele aproveitou para conhecer algumas novidades. “Dessa vez conheci gente nova e muito legal. (Gente) comprometida com propósitos, como o pessoal da Ercoara e da Villa Triacca, que vai produzir vinho de qualidade no Cerrado. Também visitei a hamburgueria Madre Teresa Deli, que é um fenômeno em Taguatinga. Gente do bem, gente de verdade e talentosa”, conta o chef.
Ele passou também pelo Lago, restaurante de Petrarca, e pelo Cafe de La Musique. Além de aproveitar para matar a saudade dos azulejos de Athos Bulcão, dos quais se declara fã.
Na cozinha com Bertolazzi
Quando o assunto com o chef é aquela receita que aquece o coração e dá água na boca, a resposta é surpreendentemente simples: “Sou o louco do estrogonofe. Amo de várias maneiras”, revela. A adaptação brasileira da receita russa conquistou o estômago de Bertolazzi e agora ele compartilha a receita “raíz” com os leitores do Metrópoles. Confira!
Ingredientes
750g de filé bovino em tiras
100g de cebola picada
50g de farinha de trigo
400g de creme de leite
150g de cogumelos Paris fatiados
75g de óleo
30g de mostarda
50g de ketchup
5g de páprica doce
30g de molho inglês
45g de conhaque
Modo de preparo
Corte a carne em pedaços pequenos ao seu gosto. Tempere a carne com sal e pimenta do reino. Em seguida, passe a carne na farinha de trigo. Em uma panela, aqueça bem o óleo e doure a carne. Misture a cebola na panela e, quando dourada, flambe com o conhaque. Acrescente o ketchup, a páprica, a mostarda, o molho inglês e deixe cozinhar. Corte os cogumelos em fatias finas e coloque na panela. Adicione o creme de leite e acerte o sal. Sirva com arroz e a batata palha de sua preferência.
Ver essa foto no Instagram