Baratinho e delícia: receita de bolinhos de arroz com banana e canela
O salgado você já conhece, mas já pensou em fazê-lo doce? A receita abaixo rende em média 45 bolinhos, que ficam prontos em 15 minutos
atualizado
Compartilhar notícia
Bolinhos de arroz são uma forma superprática de reaproveitar o coringa da alimentação brasileira. Saia do básico e incremente a misturinha com bananas-da-terra, açúcar e canela. O que era almoço vira sobremesa ou lanchinho e ainda por cima lembra o gosto do arroz doce consumido nas festas juninas. E o melhor: cai bem o ano todo.
Ingredientes
Para o bolinho:
1 xícara (chá) de arroz Tio João
1 xícara (chá) de açúcar
5 cravos-da-índia
1 pedaço de casca de limão
2 ½ xícaras (chá) de leite integral
2 bananas-da-terra cortadas em cubos pequenos
1 colher (chá) de canela em pó
½ xícara (chá) de farinha de trigo
Para fritar:
2 xícaras (chá) de óleo
Para polvilhar:
1 colher (sopa) de canela em pó
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de preparo:
– Em uma panela média, coloque o arroz, o açúcar, os cravos, a casca de limão, 3 xícaras (chá) de água e cozinhe em fogo alto por cerca de 15 minutos ou até secar a água. Acrescente o leite, abaixe o fogo e termine o cozimento por cerca de 25 minutos, mexendo sempre.
– Desligue o fogo e deixe esfriar. Retire a casca de limão e os cravos. Despeje o arroz em uma travessa, acrescente as bananas, a canela e a farinha e misture bem.
– Aqueça o óleo em fogo médio por 5 minutos e despeje colheradas da massa, quatro de cada vez. Frite por aproximadamente 3 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados. Retire com uma escumadeira, coloque sobre papel-toalha e polvilhe a canela e o açúcar. Sirva em seguida acompanhado de chá quente.
- Dica: aproveite as sobras de arroz cozido para fazer este bolinho.