As mais bombadas: veja 6 receitas descomplicadas com milho verde
De bolos a fricassê, passando por um saboroso brigadeiro de pamonha, essas receitas são capazes de agradar todos os gostos
atualizado
Compartilhar notícia
Milho verde na espiga já é uma delícia, mas é também um ingrediente versátil que pode ser base para diversas receitas caseiras.
Separamos seis diferentes receitas que vão desde o saboroso frango desfiado com creme de milho até um diferente brigadeiro de pamonha. Mas não deixamos de fora a tradicional broa de milho e o bolo em duas versões diferentes. Prepare e aproveite.
Frango desfiado ao molho de milho cremoso
O milho é um alimento tão querido que tem até seu dia, 24/4. Que tal aproveitar a data e comemorar com uma deliciosa e cremosa receita de frango desfiado com creme de milho, fácil de preparar? Confira o passo a passo.
Ingredientes
– 700g de frango desfiado
– 5 dentes de alho finamente picados
– 1 cebola pequena finamente picada
– 6 espigas ou 3 latas de milho verde
– 2 xícaras de creme de leite (preferencialmente fresco)
– 1 xícara de molho de tomate
– 1 xícara de muçarela ralada
– 3 xícaras de batata palha
– Azeite, sal e pimenta do reino quanto baste
Preparo
Processe o milho até que vire um creme e reserve. Em uma panela funda, em fogo médio, refogue a cebola e o alho, até que embranqueçam. Adicione o frango e deixe que dê uma leve dourada. Adicione o creme de leite e o molho de tomate, misture e deixe que cozinhe por cerca de 10 a 15 minutos. Corrija o sal e a pimenta.
Coloque em uma travessa refrataria, cubra com a muçarela ralada e leve ao forno já aquecido a 220ºC e deixe até que gratine. Cubra com a batata palha e sirva quente.
Brigadeiro de pamonha fácil de fazer
Duas paixões nacionais, o brigadeiro e a pamonha, se combinadas, só podem resultar em algo gostoso. Este docinho fica muito saboroso e permite variações de acordo com o paladar. Veja o passo a passo da receita:
Ingredientes
– 1 lata de leite condensado
– 100 g de chocolate branco picado
– 1 xícara de milho verde (preferencialmente fresco cozido)
– 1/2 xícara de coco ralado
– 1 colher de chá de canela em pó
– açúcar e canela para bolear
– cubinhos de queijo minas para rechear (opcional)
Preparo
Processe no liquidificador o coco e o milho verde até que vire um creme (uns 3 a 5 minutos). Em uma panela em fogo médio, misture o leite condensado com o chocolate branco, quando este derreter, adicione o creme de milho com coco e a canela.
Mexa em fogo médio até que pegue ponto de brigadeiro (desprende-se do fundo e das laterais, com consistência grossa). Despeje em uma travessa e deixe esfriar. Caso deseje, recheie com o queijo minas, boleie e passe na mistura de canela com açúcar. Boa festa!
Bolo de milho cremoso de liquidificador
Um bolo de milho bem feito fica cremosinho e com aquele aroma que toma toda a cozinha. Esta receita promete não te decepcionar em nenhum desses quesitos. Confira:
Ingredientes
– 1 lata de leite condensado
– 3 xícaras de milho verde ralado (use a espiga para fazer um caldo de milho super saboroso)
– 4 ovos
– 1 xícara de leite de coco
– 1/2 xícara de óleo vegetal
– 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de chá de fermento químico
– 1 pitada de sal
Preparo
Bata bem todos os ingredientes, menos o fermento químico até que fique uma pasta homogênea, acrescente o fermento e bata por mais 10 segundos. Despeje sobre uma forma untada com manteiga e farinha, leve ao forno aquecido a 180ºC por 40 minutos ou até que fure com um palito e este saia limpo. Este é um dos poucos bolos que recomendo comer ainda quentinho!
Para acompanhar aquela prosa, nada melhor que uma broa de milho e um bom cafezinho coado. Esta receita é simples e deliciosa. Confira o passo a passo:
Ingredientes
– 1 colher de sopa de fermento em pó
Preparo
Quem está em isolamento social e ainda não assou um bolo? A prática tornou-se distração para muita gente e rendeu até matéria com dicas no Metrópoles. Nesta receita, o desafio é outro: fazer um bolo com uma camada de pudim de milho. Em tempos de festa junina – canceladas devido ao avanço da pandemia do novo coronavírus –, testar uma receita assim pode ser um desafio delicioso. Veja:
Ingredientes
- 1 pacote de mistura para bolo sabor fubá – você pode fazer o bolo do zero, com esta receita
- 50g de queijo parmesão ralado
- 1 lata de leite condensado
- 1 lata de leite
- 3 ovos
- 2 latas de milho verde (escorra a água)
- 1 xícara de chá de açúcar
Modo de preparo
Prepare o bolo – do zero ou com a mistura pronta. Não asse ainda. Em uma forma de furo central grande, coloque o açúcar e derreta em fogo baixo até caramelizar. Reserve e utilize quando esfriar. No liquidificador, junte o leite condensado, o leite, os ovos, o milho e o queijo ralado. Bata até ficar homogêneo. Reserve.
Acrescente, na forma caramelizada, a massa de bolo e, por cima dessa massa, adicione aos poucos o pudim de milho verde. Pré-aqueça o forno por 10 minutos (180ºC a 200ºC) e leve para assar em banho-maria, por cerca de 40 minutos. Depois desse tempo, espete um palito. Se ele sair limpo o bolo está pronto. Deixe esfriar e leve para geladeira por pelo menos 3 horas. Desenforme morno e sirva gelado ou temperatura ambiente no lanche ou como sobremesa.
Receita da chef Candida Balensiefer para marca Renata
Bolo de milho com leite condensado
Adoce sua tarde com um bolo fofinho de milho verde com leite condensado. O preparo é simples e a receita deliciosa. Confira o passo a passo:
Ingredientes
– 4 espigas de milho verde
– 1/2 xícara de óleo
– 1 lata ou caixinha de leite condensado
– 3 ovos
– 1 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– meia colher de sopa de açúcar de confeiteiro para polvilhar
Preparo
Debulhe o milho, cortando os grãos rente ao sabugo e, em um liquidificador, bata com meia xícara de água. Passe por uma peneira e retorne o creme de milho no liquidificador. Junte o óleo, o leite condensado e os ovos e bata bem. Em um recipiente, despeje essa mistura, acrescente a farinha de trigo e o fermento em pó e misture bem
Despeje a massa em uma forma redonda de furo central (20 cm de diâmetro) e leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Espere amornar, desenforme, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva em seguida.
Receita cortesia de Nestlé.