Compartilhar notícia
Já ouviu falar no tahine? Essa pastinha saudável faz muito sucesso pura ou em receitas e vale a pena incluir no seu repertório gastronômico.
Para começar, o tahine é uma pastinha feita de sementes de gergelim e muito tradicional na culinária árabe. Aliás, o tahine é base do hommus, outro alimento delicioso que vem do mesmo território. Em geral, ele é consumido puro, em outras preparações ou na forma de pastinha.
Por ser uma receita rica em cálcio, ele pode ser um grande aliado na dieta vegana. Contudo, como o tahine puro tem um sabor bem marcante, pode ser interessante experimentar diluí-lo em outros preparos até se acostumar com o gosto.
Agora é hora de colocar a mão na massa e aprender como fazer tahine. Para isso, siga a receita fácil que ensinaremos na sequência:
Ingredientes:
500 gramas de semente de gergelim sem casca
1 frigideira larga ou recipiente próprio para forno
Processador de alimentos
Sal
Modo de preparo:
Para começar, é preciso aquecer as sementes de gergelim, para que liberem os óleos naturais. Sendo assim, você pode optar por usar a frigideira ou o forno. Uma vez que as sementes são pequenas, é preciso ficar de olho pois você deve tostar levemente, sem queimar. Feito isso, transfira-as para o processador ainda quentes, acrescente o sal e comece a bater. Pode demorar até que o gergelim se transforme em pasta, mas não desista. Tenha paciência e vá raspando as laterais. O processo deve levar cerca de 15 a 20 minutos, dependendo da potência do processador;
Após atingir a consistência correta, transfira para um pote de vidro bem higienizado e vedado.