Aprenda a preparar a deliciosa focaccia para o lanche da tarde
O famoso pão italiano leva bastante azeite e é perfumado com alecrim fresco: ideal para fazer um sanduíche leve
atualizado
Compartilhar notícia
O preparo demora algumas horas, mas o resultado vale a pena. Para fazer a deliciosa focaccia, é preciso deixar a massa fermentar por um tempo. O famoso pão italiano leva bastante azeite e, tradicionalmente, é perfumado com alecrim fresco.
A focaccia é um preparo versátil que permite outras coberturas, como tomate e manjericão, além de ser um ótimo pão para fazer sanduíches diversos. Veja a receita elaborada pela chef Heloisa Rodrigues, professora de panificação na Universidade Anhembi-Morumbi.
Ingredientes
- 250 g de farinha de trigo
- 20 g de azeite de oliva para a massa e 50 g para a cobertura
- 150 g de água
- 4 g de sal para a massa
- 5 g de sal grosso
- 20 g de açúcar
- 5 g de fermento biológico seco instantâneo
- 3 ou 4 galhos de alecrim fresco
Modo de preparo
Aqueça o forno por 10 minutos, desligue e ponha uma assadeira com água quente. A ideia é umidificar o ambiente e favorecer a fermentação da massa.
Em uma batedeira com pá para massas pesadas, ponha todos os ingredientes, deixando sal e açúcar por último – e não coloque toda a água, deixe um pouco para ir ajustando a textura. Bata 5 minutos em velocidade média e outros 5 em velocidade alta.
Tire a massa da batedeira e ponha sobre uma superfície untada com azeite. Cubra com filme plástico e espere dobrar de tamanho.
Pincele com azeite o fundo e as bordas de uma assadeira quadrada ou retangular de 18 cm ou 22 cm. Ponha a massa no centro e vá empurrando para as bordas, abrindo com as mãos, cuidadosamente, até que pegue o formato do recipiente. Coloque a assadeira no forno preparado, mas desligado. Deixe a massa fermentar ali por 20 ou 30 minutos. Ela vai crescer.
Tire a assadeira e ligue o forno a 180ºC. Com o dedo indicador, aperte diferentes lugares da massa para afundá-la, sem furar. Espalhe o sal grosso, o alecrim e bastante azeite sobre ela. Asse até dourar a superfície, por uns 15 a 20 minutos aproximadamente.
Fonte: Paladar/Estadão