Aprenda a fazer bolinho de feijoada, receita servida na posse de Lula
A iguaria é uma criação da chef carioca Kátia Barbosa e foi destaque na posse do presidente Lula, no último domingo (1º/1)
atualizado
Compartilhar notícia
No último domingo (1º/1), o mundo parou para acompanhar a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que acaba de assumir seu terceiro mandato. Para o jantar de recepção de autoridades nacionais e estrangeiras, chefs de destaque no cenário nacional foram convocados e criaram um menu que refletiu a personalidade brasileira. Uma delas foi a carioca Kátia Barbosa, famosa por inventar o icônico bolinho de feijoada.
À frente do restaurante Aconchego Carioca e jurada do programa Mestres do Sabor, que foi exibido na Rede Globo, a cozinheira virou um ícone por conta de mistura inusitada entre o prato típico à base de feijão e o bolinho, item onipresente na comida de boteco e que faz sucesso em bares tupiniquis.
Se você ficou curioso a respeito de como é feita essa receita, o site Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles, deu o passo a passo e a lista de ingredientes. Quer arriscar em casa? Veja, abaixo:
Bolinho de feijoada
Tempo: 1h20
Rendimento: 30 unidades
Dificuldade: fácil
Ingredientes
2 colheres (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de bacon em cubos
1/2 gomo de linguiça calabresa picada
2 dentes de alho picados
1/2 maço de couve picada
2 xícaras (chá) de feijão-preto cozido (reserve 2 xícaras de chá do caldo do cozimento)
2 cubos de caldo de carne
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 cebola picada
Sal e molho de pimenta vermelha a gosto
Água gelada e farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
Modo de preparo:
Aqueça uma panela com metade da manteiga, em fogo médio, e frite o bacon e a calabresa por 2 minutos. Adicione o alho, a couve e refogue por 2 minutos. Desligue e reserve. Bata no liquidificador o feijão, o caldo, o caldo de carne e a farinha até ficar homogêneo. Aqueça uma panela com a manteiga restante, em fogo médio, e frite a cebola por 2 minutos. Despeje a mistura batida, sal, pimenta e cozinhe até desgrudar do fundo da panela, mexendo. Deixe esfriar. Abra pequenas porções da massa na mão, divida o recheio entre elas e feche, modelando bolinhas. Passe em água gelada, empane em farinha de rosca e frite, aos poucos, em óleo quente, até dourar. Escorra sobre papel-toalha e sirva.
Veja mais receitas de aperitivos no site Guia da Cozinha.