metropoles.com

Aprenda a fazer as receitas que Lays apresentou na final do MasterChef

O cardápio de Lays ganhou a competição na noite dessa terça-feira (7/9). Quer reproduzir as receitas? Confira o passo a passo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Foto colorida de Lays Fernandes
1 de 1 Foto colorida de Lays Fernandes - Foto: Reprodução/Instagram

Mais uma edição do MasterChef Brasil, da Band, chegou ao fim nessa terça-feira (6/9). Desta vez, a final foi formada apenas por mulheres. Lays foi melhor avaliada e levou para casa o troféu da 9ª temporada do reality.

A cozinheira preparou um menu afetivo para a grande final e venceu a competição na disputa com Fernanda. A paulista resgatou “vivências, sabores e lembranças” de sua história para montar os três pratos (entrada, prato principal e sobremesa) e adicionou “pitadas” de referências da comida japonesa.

“Busquei incorporar perfis de sabores que me transportam para a minha infância com o objetivo de compartilhar a minha história com as pessoas que irão provar esses pratos. Também coloco ingredientes da cozinha japonesa, pela qual cultivo tanta admiração”, explicou ao site da Band.

5 imagens
Ex-participantes da 9ª temporada
Fernanda e Lays na cozinha
Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo
"Lá dentro do programa, a gente não está em um momento normal da vida. Essa insegurança é muito forte em mim. Quando sente medo, você fala com a voz mais trêmula mesmo e fica mais retraída. Eu morria de medo! Não é forçado, era um ambiente extremamente estressante e fiz o melhor que eu podia"
1 de 5

Lays Fernandes é ganhadora do MasterChef

Reprodução/Instagram
2 de 5

Ex-participantes da 9ª temporada

Divulgação/ Band
3 de 5

Fernanda e Lays na cozinha

Divulgação/ Band
4 de 5

Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo

Divulgação/ Band
5 de 5

"Lá dentro do programa, a gente não está em um momento normal da vida. Essa insegurança é muito forte em mim. Quando sente medo, você fala com a voz mais trêmula mesmo e fica mais retraída. Eu morria de medo! Não é forçado, era um ambiente extremamente estressante e fiz o melhor que eu podia"

Reprodução/Instagram

Confira os pratos campeões e saiba como fazê-los:

Entrada: vieira

“Inicio a degustação com um ingrediente que representa a minha família do coração: a família Vieira. Conheci o André, meu parceiro da vida, há 15 anos. Às vezes, é difícil explicar a nossa conexão com palavras, mas sinto que a gente se conhece de outras vidas”, justifica Lays sobre o prato.

Vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz
Vieiras grelhadas com molho beurre blanc de dashi refrescante, óleo de cebolinha e crocante de arroz

Ingredientes 

50 g de katsuobushi (flocos de bonito)
Shitake desidratado a gosto
1  cebola
30 g de kombu
1 1/2 litros de água filtrada

400 ml de dashi
20 g de creme de leite
200 g de manteiga gelada
Óleo de cebolinha
20 g de cebolinha
120 g de óleo neutro
Suco de gengibre e limão
50 ml de suco de gengibre
20 ml de suco de limão
vinagre para sushi a gosto
Açúcar a gosto

Brotinhos de beterraba a gosto
4  rabanetes fatiados
15 de vieiras pequenas
Raspas de limão taiti a gosto
Flores comestíveis a gosto
Ovas de peixe (preta) a gosto
Folha de arroz a gosto
Brotinhos de agrião a gosto

Modo de preparo

Comece picando 200 g de manteiga e coloque na geladeira (precisa estar bem gelada para o beurre blanc).

Dashi: em uma panela com água filtrada, adicione a alga Kombu cortada em pedaços menores, a cebola cortada em quatro partes e espere quase ferver. Adicione os cogumelos e deixe em fogo médio por cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione os flocos de bonito e deixe no fogo por mais 10 minutos (pode adicionar dashi em pó instantâneo para potencializar o sabor). Escorra o caldo e reserve.

Molho beurre blanc refrescante: separe 400 ml de dashi. Em seguida, adicione o creme de leite e reduza a mistura. Assim que o creme de leite encorpar, abaixe o fogo e, enquanto mexe, acrescente os cubos de manteiga gelada. Para o suco de gengibre, em outro recipiente, rale o gengibre e esprema o suco, adicione suco de limão, açúcar e água, e misture em fogo baixo até o açúcar dissolver. Em seguida, adicione o suco no molho beurre blanc aos poucos até obter o sabor desejado.

Óleo de cebolinha: coloque a cebolinha e o óleo de canola no liquidificador e bata até obter um óleo bem verde. Depois passe por uma peneira fina forrada com papel toalha ou pano limpo. Deixe escorrer na geladeira para evitar que mude de cor. Coloque o óleo filtrado dentro de uma bisnaga e reserve.

Vieiras: tempere as vieiras com sal e sele na frigideira quente muito rapidamente. Tome cuidado para não perder o ponto. Crocante de arroz: Recorte as folhas de arroz em retângulos e reserve para fritar em óleo quente um pouco antes de servir para evitar que fique molenga.

Montagem e finalização: posicione uma vieira grande ou três vieiras pequenas no meio do prato e coloque os rabanetes por cima, cobrindo apenas metade dela. Coloque as raspas de limão. Despeje um pouco do beurre blanc em volta da vieira e pingue com o óleo de cebolinha por cima. Posicione o crocante de arroz por cima do prato, sem tocar o molho, e decore como se fosse um jardim, com florzinhas e ovas de peixe.

Prato principal: comida de mentirinha

“Quando eu e meus irmãos éramos pequenos, nem sempre tínhamos o que comer no jantar. Apesar de a fome ser cruel, a criatividade e otimismo do nosso pai para enfrentar a vida nos salvou da realidade que, por vezes, era bem dolorosa. A gente gostava de brincar de restaurante. O nosso pai retirava os pedidos e pedia pra gente imaginar o que queríamos comer. (…) Apesar de ser um homem simples, nosso pai era muito culto e conhecia as coisas chiques da vida. Então, ele sempre ‘comia’ lagosta”, relatou a vencedora.

Lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco
Lagosta confitada na manteiga com creme de cenoura, mini milho, cogumelos porcini e farofa de milho branco

Ingredientes

tomilho a gosto
2  lagostas
200 gde manteiga sem sal
200 g de manteiga de garrafa
3 dentes de alho
3  cenouras
1 cabeça de alho tostado
Açúcar mascavo a gosto
Limão cravo a gosto
Cominho a gosto
Manteiga da lagosta a gosto
Cebolete a gosto
Farinha de milho branca a gosto
Cogumelo porcini a gosto
Minimilho a gosto
Capuchinha a gosto
Flor de sal a gosto
Azedinha a gosto

Modo de preparo

Embrulhe a cabeça de alho com papel alumínio e adicione sal e tomilho. Coloque no forno a 200°C e deixe por cerca de 30 a 40 minutos. Aqueça água em uma panela grande para amolecer a manteiga de garrafa.

Manteiga de lagosta: corte a cabeça da lagosta ao meio e toste em uma panela quente. Adicione alho, tomilho e as manteigas e deixe em fogo baixo por, pelo menos, 30 minutos.

Lagosta: encha uma panela de água e aqueça até atingir 60°C. Adicione sal. Coloque uma colher entre a casca e a carne do rabo da lagosta para ajudar a cauda a ficar mais retinha. Coloque a cauda da lagosta na água quente, cozinhe por 10 minutos e transfira para um pote com gelo. Retire a casca da cauda da lagosta com cuidado para não machucar a carne. Separe o final do rabo e retire o intestino. Corte a cauda ao meio. Confite a lagosta na manteiga para finalizar a cocção (60°C).

Creme de cenoura: cozinhe as cenouras na água até que fiquem bem molinhas. Transfira um pouco da água do cozimento junto com as cenouras para um processador e junte a pasta do alho tostado, açúcar, cominho e suco de limão. Acrescente um pouco da manteiga de lagosta no final e bata mais um pouco.

Legumes salteados: em uma frigideira, acrescente um pouco de manteiga, azeite, alho e salteie o milho e o cogumelo torneado.

Farofa de milho: despeje um pouco da manteiga de lagosta em uma frigideira e doure levemente a farinha de milho. Adicione um pouco de sal.

Sobremesa: Sorvete da Lays

“Para finalizar o menu, um sorvete que mistura os sabores do Japão e Brasil, para abraçar a alma”, explicou.

Sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado
Sorvete de missô com chocolate branco caramelizado, farofinha de castanhas brasileiras e gergelim preto torrado

Ingredientes

50 g de missô
250 ml de leite
250 ml de creme de leite
125 g de açúcar
125 gramas de gemas
Cumaru (raspas) a gosto
250 g de chocolate branco
100 g de gergelim preto
100 g de castanha do Brasil
100 g de castanha de baru
100 gde castanha de caju
Semente(s) de coentro a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Açúcar a gosto
Sal a gosto
Manteiga a gosto
1 limão siciliano
Nitrogênio líquido a gosto
Brotinhos de coentro a gosto

Modo de preparo

Chocolate caramelizado: leve o chocolate branco ao forno a 180ºC até que ele fique todo caramelizado. Retire do forno de tempo em tempo e misture para não queimar.

Creme inglês (base do sorvete): despeje o leite e o creme de leite em uma panela e leve ao fogo baixo com o cumaru até que comece a formar as primeiras bolhas. Em uma tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme clarinho. Despeje o leite aos poucos dentro da mistura das gemas e açúcar. Transfira a mistura para uma panela e leve ao fogo baixo. Mexa com uma espátula constantemente até atingir ponto napê. Adicione o missô e o chocolate branco e misture bem. Leve ao ultracongelador por 5 minutos.

Sorvete: coloque a base do sorvete em uma batedeira. Adicione o nitrogênio líquido até virar sorvete.

Farofinha: toste e triture as castanhas no mixer. Leve à frigideira com manteiga e açúcar. Toste o gergelim e triture levemente, adicione na mistura e tempere com as sementes de coentro e pimenta moídos na hora.

Reprodução: Band

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?