Aprenda 5 receitas com chá para se aquecer durante a onda de frio polar
Curadoria de chás dá dicas inovadoras de preparo de receitas acompanhadas da bebida quente para confortar o corpo no inverno
atualizado
Compartilhar notícia
A chegada de uma massa de ar polar fez as temperaturas despencarem em várias cidades das regiões Sul e Sudeste do país nesta quinta-feira (29/7). De acordo com a MetSul Meteorologia, há inclusive a “possibilidade de ser o evento de neve com maior abrangência geográfica desde 2013”. Em dias como esse, beber um chá não só conforta o corpo como ajuda a evitar o adoecimento.
Para enfrentar o inverno, a Chá Dō, curadoria especializada em chás, elaborou 5 receitas que confirmam a versatilidade da bebida como ingrediente especial. Que tal, por exemplo, fazer um chocolate quente com chá verde bancha? Ou um mingau de aveia com chá oolong?
Segundo o cofundador da curadoria, Benício Coura, uma mistura que dá muito certo é o mix de chá verde bancha torrado com achocolatado em pó para fazer o “chácolate”. Outra opção de receita que leva chá preto é o “quentão agroflorestal” para os saudosos das festas juninas.
Confira essas e outras receitas recomendadas para os dias gelados:
1. Chácolate
Ingredientes
4 g de chá verde bancha torrado;
1 colher de chá rasa de achocolatado em pó;
300 ml de leite.
Modo de preparo
Coloque o achocolatado em 300 ml de leite da sua preferência e leve ao fogo até levantar fervura. Acrescente os 4 g do chá Verde Bancha Torrado e deixe na infusão por 3 minutos. Após esse período, basta coar e consumir imediatamente a bebida. Não há necessidade de adoçar.
2. Missotearu
Ingredientes do caldo
3 litros de água;
2 talos de salsão (pode ser substituído por folhas de 1 alho poró);
Meia cenoura;
Meia cebola média;
1 abobrinha pequena.
Modo de preparo do caldo
Pique todos os ingredientes em pedaços grandes, coloque em uma panela com a água, em seguida leve ao fogo alto até levantar fervura. Abaixe o fogo e deixe reduzir pela metade, sempre com a panela destampada. Coe o caldo e reserve.
Ingredientes
1,5 litro de caldo de legumes;
120 g de missô (pasta à base de soja);
14 ml de sake mirim;
17 ml de shoyu suave;
15 g de chá preto;
Cebolinha a gosto;
100 g de shitake (opcional);
100 g de bifum (macarrão de arroz);
Tofu
Modo de pré-preparo
Corte a cebolinha em rodelas bem finas. Coloque-a já cortada em uma tigela com água gelada e reserve. Corte o tofu (queijo de soja japonês) em cubos médios, de 2cm x 2cm aproximadamente, e reserve. Corte os cogumelos shitake (opcional) em lâminas finas e reserve. Cozinhe 100 g do macarrão bifum por 3 a 4 minutos. Escorra e coloque o macarrão em um recipiente com água fria, em seguida reserve.
Modo de preparo final
Em uma panela, coloque o saquê mirim, o shoyu e todo o caldo de legumes. Leve ao fogo alto até ferver e desligue. Em uma tigela, coloque a pasta do missô e parte do caldo fervente, que seja suficiente para dissolver a pasta. Com a ajuda de uma colher ou batedor de arame, dissolva toda a pasta e reserve.
Coloque o chá preto no caldo que ficou na panela e deixe em infusão por 8 minutos (se achar que o sabor do chá ficou fraco ou forte para o seu paladar, ajuste a seu gosto). Neste momento a panela deve permanecer tampada. Passado o tempo da infusão, com a ajuda de uma peneira, coe o caldo com o chá.
Se gostar, reserve parte das folhas e coloque na sua tigela na hora de tomar o missô. Adicione o shitake cortado em lâminas finas e o missô já dissolvido na panela, junto ao caldo coado. Ligue em fogo baixo, sem permitir que ferva. Quando estiver bem quente, misture e sirva.
Montagem do prato
Em uma tigela, coloque um pouco do bifum (macarrão de arroz) e 2 a 3 cubos médios de tofu. Cubra-os com o caldo bem quente do missotearu e finalize com a cebolinha cortada em rodelas finas.
3. Quentão Agroflorestal
Ingredientes
Pedaço de 3 cm de canela em pau (quebrar em pedaços pequenos e não usar canela em pó);
3 a 4 bagas de pimenta preta quebradas (não moer);
1 rodela de laranja desidratada cortada em pedaços pequenos;
2 cravos da Índia inteiros;
3 g de chá preto.
Modo de preparo
Aqueça 300 ml de água a 100°C e deixe as especiarias em infusão por 5 minutos. Acrescente o chá preto e deixe na infusão, junto com as especiarias, por mais 2 minutos. Em seguida, coe e consuma imediatamente. Não há necessidade de adoçar, mas caso o deseje, use uma colher de café rasa de mel.
4. Mingau de Aveia
Ingredientes
5 colheres de sopa de aveia;
2 colheres de sopa de açúcar;
15 g de chá oolong;
500 ml de leite da sua preferência.
Modo de preparo
Em um recipiente coloque a aveia, o açúcar e um pouco de leite, mexa e reserve. Ferva o restante do leite em uma panela e, quando começar a levantar fervura, desligue o fogo.
Deixe o chá oolong em infusão por 6 minutos. Não é necessário coar. Acrescente a mistura reservada e ligue o fogo, mexendo sempre em fogo baixo até engrossar. Se desejar, acrescente uma pitada de canela em pó.
5. Chá verde com gengibre, hibisco e casca de limão
Ingredientes
2 g de pétalas de hibisco (4 a 5 pétalas);
4 rodelas finas de gengibre;
2 tiras de casca de limão siciliano, aproximadamente da largura de um dedo (tente não retirar a parte branca da casca, para não amargar);
3 g de chá verde.
Modo de preparo
Aqueça 300 ml de água a 100°C, deixando as especiarias e a casca do limão em infusão por 5 minutos. Acrescente os 3 g do chá verde e deixe na infusão, junto com as especiarias, por mais 3 minutos. Para finalizar, é só coar e se aquecer.