5 dicas infalíveis para fazer um hambúrguer artesanal perfeito
Vista seu avental de chef de cozinha e arrase no hambúrguer artesanal caseiro seguindo essas dicas à prova de erros
atualizado
Compartilhar notícia
O preparo do hambúrguer caseiro perfeito é fácil, barato e prazeroso. Apesar de ser uma receita simples, o prato pode ficar ainda mais saboroso com dicas de quem entende do assunto. Por isso, o site Guia da Cozinha, parceiro do Metrópoles, conta com a ajuda do chef Renato Consollaro, do food truck Quitinete na Rua.
Aprenda de uma vez como fazer o hambúrguer caseiro perfeito:
Carne e gordura na medida certa
Um hambúrguer bom não leva farinha, ovo, creme de cebola ou outro ingrediente. O disco ideal leva somente carne, sal e pimenta. Logo, para sua receita ficar suculenta, macia e saborosa, é preciso fazer uma mistura, chamada de blend pelos especialistas.
Utilize um tipo de corte magro como base — por exemplo, o patinho. Em seguida, adicione cerca de 30% de gordura, que pode ser bacon moído ou outro corte mais gorduroso. A gordura vai ajudar a modelar e dar firmeza ao hambúrguer, além de irrigar e dar sabor à carne durante o cozimento. Só tome cuidado, porque em excesso, a carne ficará “pesada”.
Carne de primeira x carne de segunda
Para o chef, usar cortes caros para fazer hambúrgueres não é uma boa opção. Ou seja, cortes de músculos, como acém e paleta, dão um sabor mais acentuado e cor vermelha intensa à carne.
Continue a leitura no Guia da Cozinha e veja mais conselhos do expert para um “burger” suculento e delicioso.