Prepare a pipoca: 10 filmes e séries perfeitos para fãs de gastronomia
O Metrópoles elencou 10 opções de filmes e séries em que a gastronomia é protagonista para você maratonar
atualizado
Compartilhar notícia
Assim como uma mesa farta de domingo cercada de família e de amigos une, a gastronomia, no cinema e na televisão, tem o mesmo papel. Não é à toa que além dos diversos programas de TV, as séries e filmes com essa temática costumam arrebatar fãs em todo o mundo.
Bem diferentes umas das outras (mas sempre envolvidas por paixão pela culinária), há várias histórias que têm o universo gastronômico como pano de fundo.
Confira quais valem as horinhas em frente à tela:
The Bear
Um chef de cozinha jovem e renomado abandona seu trabalho em Nova York e se muda para Chicago para cuidar de uma lanchonete decadente deixada como herança pelo seu irmão. Considerada uma das maiores séries de 2022, The Bear conta com 8 episódios na 1° temporada e mostra um cenário totalmente caótico, indisciplinado e com uma equipe aparentemente medíocre que, ao longo da série, acaba se tornando a família do chef. Disponível no Disney+.
Assista ao trailer aqui:
Chef
Depois de uma noite de fúria, um chef discute com um crítico e deixa o restaurante em que trabalhava em Los Angeles. Após visitar a ex-mulher e o filho em Miami, ele resolve comprar um food truck e viaja o país, se reconectando com a gastronomia (e com a família). Jon Favreau dirige e atua no filme, que tem pontas de Dustin Hoffman, Robert Downey Jr., Sofia Vergara e Scarlett Johansson. Disponível no Prime Video.
Assista ao trailer aqui:
Estômago
Este filme nacional se passa em dois tempos. No presente, Alecrim está numa penitenciária. No passado, vemos como ele chega a São Paulo, do Nordeste, e arruma um bico como cozinheiro de um boteco. Ele demonstra ter habilidade na cozinha e é chamado para trabalhar em um restaurante italiano. Entre coxinhas e massas, se envolve com uma prostituta apaixonada por comida. Direção de Marcos Jorge, com João Miguel e Fabíula Nascimento. Disponível na Netflix.
Assista ao trailer aqui:
Pegando Fogo
Depois de se envolver com drogas e álcool, um renomado e arrogante chef quer reconstruir a carreira em Londres. Para isso, consegue um investidor e reúne uma equipe jovem e talentosa na cozinha de seu novo restaurante, com o qual tenta conquistar as três estrelas do prestigiado guia Michelin. Porém, ele continua sendo perseguido por problemas relacionados ao passado. Com Bradley Cooper como protagonista, o filme faz um gostoso passeio por pratos gourmetizados de cozinhas requintadas. Disponível na Netflix e no Prime Video.
Assista ao trailer aqui:
Ratatouille
Ratinho com paladar apurado, Remy consegue fazer uma parceria com um jovem e desastrado humano e vai trabalhar escondido na cozinha do principal restaurante de Paris. No entanto, sua família de ratos não aceita muito bem o novo trabalho, e o antigo chef do restaurante tenta desmascará-lo. Para completar, ele precisa conquistar o paladar de um temido crítico gastronômico. Disponível no Disney+.
Assista ao trailer aqui:
Foodie Love
Em Foodie Love, um homem e uma mulher se encontram por meio de um aplicativo e, conforme vão se conhecendo ao longo dos episódios, em cada um deles uma nova comida é apresentada e degustada pelos personagens. Juntos, eles exploram a gastronomia da Espanha, da Itália, da França e do Japão. Disponível no HBO Max.
Assista ao trailer aqui:
A Bizarra Confeitaria de Christine McConnell
A série de humor com um toque de terror traz a protagonista, Christine, ensinando receitas de doces com ingredientes nada comuns. A Bizarra Confeitaria de Christine McConnell se passa em uma casa, no alto de uma montanha, que ela divide com seres fantasmagóricos que a ajudam e inspiram na arte de criar os doces, todos com estética claramente gótica. Disponível na Netflix.
Assista ao trailer aqui:
Comer, Rezar, Amar
Julia Roberts faz o papel da autora do livro homônimo, Elizabeth Gilbert. Javier Bardem interpreta o seu par romântico, o brasileiro Felipe. Infeliz com a vida, Liz embarca em uma viagem de um ano pela Itália, Índia e Indonésia. Na Itália, ela se dedica a um período de indulgência, apreciando o melhor da culinária local e vivendo apenas para buscar o “prazer de não fazer nada”, pregado pelos italianos. Disponível na Netflix.
Assista ao trailer aqui:
Entre vinho e vinagre
Uma viagem de seis amigas que se conheceram trabalhando em uma pizzaria 20 anos atrás e se reúnem para celebrar a amizade e o aniversário de 50 anos de uma delas. O encontro acontece no Vale de Napa, na Califórnia, região de vinhos. Cada uma delas com suas dores e amores, falam da vida, do trabalho e tudo isso em meio comida boa e degustação de vinhos. Disponível na Netflix.
Assista ao trailer aqui:
Fome de Poder
O filme conta a história da ascensão do fast food mais famoso do mundo: Mc Donald’s. Ray Kroc, vivido por Michael Keaton, é um vendedor ambulante de multimixer. Depois de saber que um drive-in em San Bernardino está pedindo um número maior de multimixer, Ray vai até Califórnia para vê-lo. Lá, ele encontra um McDonald’s, um restaurante de dois irmãos muito popular com um serviço rápido, comida boa, recipientes descartáveis e uma clientela fiel. Visionário, torna-se sócio do negócio e mais adiante consegue driblar seus sócios e cria a franquia. O filme termina em 1970, quando Roy já é um magnata do fast food. Disponível no HBO Max.
Assista ao trailer aqui:
Menção honrosa
Para quem está a procura de títulos mais clássicos, vale ver Como Água para Chocolate. Na história, dois jovens perdidamente apaixonados têm que se separar por decisão da mãe da moça. Entre cheiros e sabores da comida mexicana, o sofrimento acaba sendo enorme e prolongado. Outra boa escolha pode ser A Festa de Babette, considerado como precursor dos filmes que envolvem gastronomia e cinema. A produção é uma referência na história desse subgênero.