Osteria Francescana, de Massimo Bottura, é o melhor do mundo
A lista dos 50 melhores da revista Restaurant foi anunciada nesta segunda (13/6). O brasileiro D.O.M. caiu do nono para o 11 lugar
atualizado
Compartilhar notícia
A revista britânica Restaurant divulgou na segunda-feira (13/6) a sua lista anual de 50 melhores restaurantes do mundo. O primeiro lugar ficou com o italiano Osteria Francescana, do chef Massimo Bottura, localizada na cidade de Modena. Nos últimos dois anos, a Osteria ocupou o segundo lugar.
Trocou agora de lugar com o campeão anterior. O espanhol El Celler de Can Roca, de Joan, Jordi e Josep Roca, caiu para a segunda colocação. Enquanto isso, o nova-iorquino Eleven Madison Park, de Daniel Humm, está em terceiro lugar. O Central, de Virgilio Martinez, de Lima, Peru, por dois anos considerado o melhor do continente sul-americano, ficou em quarto.
O brasileiro D.O.M. de Alex Atala, caiu do novo para o 11º lugar. Mas na festa de premiação, o Brasil entrou de outra forma. No discurso que fez após o anúncio do resultado, Bottura anunciou que vai abrir uma casa na Lapa, Rio de Janeiro, só que de proposta popular. A previsão é para daqui a “alguns meses”.
A lista da Restaurant é atualmente, ao lado das cotações do Guia Michelin, o mais importante termômetro de prestígio, qualidade e criatividade de chefs e restaurantes ao redor do mundo. Ela é montada a partir da avaliação de cerca de 1 mil especialistas em gastronomia de vários países. Confira a lista completa no site da publicação.
Para saber mais sobre Massimo Botura, assista ao episódio sobre ele na série “Chef’s Table”, da Netflix. Primeiro programa da primeira temporada, o documentário é um belíssimo e delicado perfil do chef. Aliás, outro profissional retratado em “Chef’s Table” saiu com um primeiro prêmio este ano. Dominique Creen, do Atelier Crenn e do Petit Crenn, em San Francisco, foi considerada a melhor chef feminina.