Nutricionista cita dicas para preparar frituras de forma mais saudável
A fritura é sempre algo que deve ser comido com moderação, mas há formas de torná-la um pouco mais saudável
atualizado
Compartilhar notícia
Em uma dieta equilibrada, seja ela para emagrecer ou para ter mais saúde, as frituras não devem aparecer com frequência. Afinal, quando em excesso, elas trazem vários malefícios para a saúde, além de os alimentos acabarem perdendo parte de suas propriedades nutritivas quando feitos dessa forma.
“Frituras em geral são prejudiciais à saúde cardiovascular. Seu consumo em excesso aumenta o colesterol ruim e as chances de acúmulo de gordura nas artérias, podendo causar infarto, AVC, entre outras complicações”, explica Raquel Klen, nutricionista do Hospital Adventista Silvestre.
Entretanto, quando você for comer alguma fritura, dá sim para tomar algumas medidas para deixá-la mais saudável. Quer saber como? Veja a seguir dicas da especialista:
Cuidado com a temperatura do óleo
Uma das formas de minimizar os efeitos prejudiciais da fritura no momento do preparo é evitar o aquecimento prolongado do óleo (não ultrapassar 180°C), pois, se muito quente, ele libera substâncias tóxicas como a acroleína (altamente cancerígena). “Além disso, é importante não o reutilizar para cozinhar, porque o óleo oxida, formando gordura trans”, complementa Raquel.
Continue a leitura no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.