metropoles.com

No aniversário do chef Henrique Fogaça, veja curiosidades e receitas

Do início da carreira aos filhos, saiba mais sobre a vida do chef mais “hardcore” da televisão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Instagram
Foto colorida de Henrique Fogaça - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de Henrique Fogaça - Metrópoles - Foto: Reprodução/ Instagram

“Comida não é artigo de luxo!”. O famoso bordão do chef Henrique Fogaça ressalta uma de suas características mais fortes na cozinha: a de fazer uma comida mais democrática. À frente de restaurantes como o  Sal, Sal Grosso, Cão Véio e Jamile, o profissional conquistou fãs por ser um “chef hardcore“, como ele mesmo se define.

Aniversariante deste 1º de Abril, o ariano é conhecido pelo gênio forte e palavras mais afiadas que as facas que usa para cortar os alimentos. Aos 47 anos, ele obteve sucesso principalmente por integrar a equipe de jurados do programa MasterChef.

Contudo, a história não começa no reality show. Antes mesmo de pisar nos estúdios da Band, ele aparecia nas telinhas com o programa 200 Graus, exibido pela Discovery Home & Health desde 2016. Venceu premiações como o de chef revelação pela Veja SP em 2008, chef revelação pela Prazeres da Mesa em 2009 e “Men of the Year” pela Revista GQ em 2015.

História com as caçarolas

Natural de Piracicaba, no interior da grande São Paulo, ele começou a se interessar pela área com 22 anos, quando teve que se virar sozinho para cozinhar e começou a pedir dicas culinárias para a avó. Largou a faculdade de Comércio Exterior para fazer um curso de chef executivo das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2001.

Apaixonado pela cozinha, ele passou por diversos restaurantes da capital paulista (como o D.O.M., comandado pelo premiado chef Alex Atala), até que decidiu abrir o próprio negócio: o Sal Gastronomia. Portas abertas, menu construído, e, ali, Fogaça desenvolveu a própria identidade profissional, que hoje é uma das características mais marcantes do chef: tempero acentuado, qualidade nos ingredientes e margem de preços justa.

Aligot com lombo de cordeiro, molho de jabuticaba e shimeji, um dos pratos mais pedidos do Sal Gastronomia
Aligot com lombo de cordeiro, molho de jabuticaba e shimeji, um dos pratos mais pedidos do Sal Gastronomia
Música na veia

A vida do chef não se resume à gastronomia, já que Henrique divide seu tempo também com uma banda de música hardcore chamada Oitão. Nela, ele é vocalista e compositor de boa parte das canções do grupo. A Oitão tem dois discos gravados, 4º Mundo e Pobre Povo, além de singles como Proteste, lançado durante a pandemia em 2020.

Tatuagens por todo o lado

Apaixonado por tatuagens, o cozinheiro acumula diversos desenhos no corpo. Em entrevista ao site UOL, ele afirma ter certeza que já foi à estúdios de tatuagens pelo menos cem vezes.

O amor pela arte corporal começou cedo: aos 15 anos. “São quase 30 anos me tatuando. Eu fiquei uma época 5 anos sem me tatuar, depois voltei. A minha relação com a tatuagem veio pelo rock”, declarou. Apesar dos diversos desenhos grandes e “pesados”, a pele dele divide espaço com uma tattoo delicada, com nome da filha, Olivia, em um coração vermelho do lado esquerdo do peito.

Henrique Fogaça
Com o corpo quase inteiro tatuado, o chef diz não saber quantas tatuagens tem
“Paizão”

Apesar de parecer “durão”, o profissional demonstra ser um pai carinhoso e atencioso nas redes sociais. Pai da Olivia, João e Maria Leticia, ele se auto define um homem de “coração mole” quando o assunto é a família. “Só quem é pai sabe. É um amor incondicional. É um ser humano que depende de você durante muitos anos, então é importante poder passar valores, educação e princípios”, disse ele, em entrevista ao VIX.

A primogênita, Olívia, fruto do relacionamento com a psicanalista Fernanda Corvo, tem uma condição rara, chamada epilepsia fármaco-resistente. No Instagram, ele sempre compartilha os resultados do tratamento feito com medicina alternativa, dieta cetogênica, canabidiol e física quântica. Por conta da doença da filha, ele se prepara para fundar o Instituto Olívia, que irá trabalhar para facilitar o acesso ao óleo de CBD a famílias que precisam do medicamento, incentivar a pesquisa científica e, no futuro, cultivar a planta.

Receitas preferidas

Democrático, Fogaça prefere ensinar e fazer comidas simples e é especialista em preparos com carne vermelha. No Instagram, ele compartilha receitas que podem ser feitas em questão de minutos e sem precisar de ingredientes requintados ou técnicas elaboradas. Entre as preferidas do chef, o aligot é uma de suas marcas, que ele ensina nesse vídeo com um carré de cordeiro com molho de jabuticaba.

Vale conferir também esse risoto de carne seca com queijo coalho:

Parabéns, Fogaça!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?