No aniversário do chef Henrique Fogaça, veja curiosidades e receitas
Do início da carreira aos filhos, saiba mais sobre a vida do chef mais “hardcore” da televisão
atualizado
Compartilhar notícia
“Comida não é artigo de luxo!”. O famoso bordão do chef Henrique Fogaça ressalta uma de suas características mais fortes na cozinha: a de fazer uma comida mais democrática. À frente de restaurantes como o Sal, Sal Grosso, Cão Véio e Jamile, o profissional conquistou fãs por ser um “chef hardcore“, como ele mesmo se define.
Aniversariante deste 1º de Abril, o ariano é conhecido pelo gênio forte e palavras mais afiadas que as facas que usa para cortar os alimentos. Aos 47 anos, ele obteve sucesso principalmente por integrar a equipe de jurados do programa MasterChef.
Contudo, a história não começa no reality show. Antes mesmo de pisar nos estúdios da Band, ele aparecia nas telinhas com o programa 200 Graus, exibido pela Discovery Home & Health desde 2016. Venceu premiações como o de chef revelação pela Veja SP em 2008, chef revelação pela Prazeres da Mesa em 2009 e “Men of the Year” pela Revista GQ em 2015.
História com as caçarolas
Natural de Piracicaba, no interior da grande São Paulo, ele começou a se interessar pela área com 22 anos, quando teve que se virar sozinho para cozinhar e começou a pedir dicas culinárias para a avó. Largou a faculdade de Comércio Exterior para fazer um curso de chef executivo das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) em 2001.
Apaixonado pela cozinha, ele passou por diversos restaurantes da capital paulista (como o D.O.M., comandado pelo premiado chef Alex Atala), até que decidiu abrir o próprio negócio: o Sal Gastronomia. Portas abertas, menu construído, e, ali, Fogaça desenvolveu a própria identidade profissional, que hoje é uma das características mais marcantes do chef: tempero acentuado, qualidade nos ingredientes e margem de preços justa.
Música na veia
A vida do chef não se resume à gastronomia, já que Henrique divide seu tempo também com uma banda de música hardcore chamada Oitão. Nela, ele é vocalista e compositor de boa parte das canções do grupo. A Oitão tem dois discos gravados, 4º Mundo e Pobre Povo, além de singles como Proteste, lançado durante a pandemia em 2020.
Ver essa foto no Instagram
Tatuagens por todo o lado
Apaixonado por tatuagens, o cozinheiro acumula diversos desenhos no corpo. Em entrevista ao site UOL, ele afirma ter certeza que já foi à estúdios de tatuagens pelo menos cem vezes.
O amor pela arte corporal começou cedo: aos 15 anos. “São quase 30 anos me tatuando. Eu fiquei uma época 5 anos sem me tatuar, depois voltei. A minha relação com a tatuagem veio pelo rock”, declarou. Apesar dos diversos desenhos grandes e “pesados”, a pele dele divide espaço com uma tattoo delicada, com nome da filha, Olivia, em um coração vermelho do lado esquerdo do peito.
“Paizão”
Apesar de parecer “durão”, o profissional demonstra ser um pai carinhoso e atencioso nas redes sociais. Pai da Olivia, João e Maria Leticia, ele se auto define um homem de “coração mole” quando o assunto é a família. “Só quem é pai sabe. É um amor incondicional. É um ser humano que depende de você durante muitos anos, então é importante poder passar valores, educação e princípios”, disse ele, em entrevista ao VIX.
Ver essa foto no Instagram
A primogênita, Olívia, fruto do relacionamento com a psicanalista Fernanda Corvo, tem uma condição rara, chamada epilepsia fármaco-resistente. No Instagram, ele sempre compartilha os resultados do tratamento feito com medicina alternativa, dieta cetogênica, canabidiol e física quântica. Por conta da doença da filha, ele se prepara para fundar o Instituto Olívia, que irá trabalhar para facilitar o acesso ao óleo de CBD a famílias que precisam do medicamento, incentivar a pesquisa científica e, no futuro, cultivar a planta.
Receitas preferidas
Democrático, Fogaça prefere ensinar e fazer comidas simples e é especialista em preparos com carne vermelha. No Instagram, ele compartilha receitas que podem ser feitas em questão de minutos e sem precisar de ingredientes requintados ou técnicas elaboradas. Entre as preferidas do chef, o aligot é uma de suas marcas, que ele ensina nesse vídeo com um carré de cordeiro com molho de jabuticaba.
Vale conferir também esse risoto de carne seca com queijo coalho:
Parabéns, Fogaça!