No aniversário de Claude Troisgros, veja curiosidades sobre o chef
Ele completa 64 anos nesta sexta-feira (9/4). Conheça a história do cozinheiro e apresentador
atualizado
Compartilhar notícia
O sobrenome não engana: Claude Troisgros é um importante personagem da gastronomia. Filho de Pierre Troisgros, que faleceu em setembro passado, vítima de um infarto, o chef francês abraçou o Brasil como se fosse seu próprio país e completa 65 anos nesta sexta-feira (9/4).
Nascido em Roanne, cidade francesa localizada na região do Loire, Claude chegou ao Brasil em 1979, sem falar uma palavra em português, e se encantou pelas culturas dos trópicos. Para comemorar seu aniversário, confira curiosidades do dono do bordão “que marravilha”.
Nascido e criado entre caçarolas
Seu avô foi Jean-Baptiste Troisgros. E seu pai Pierre, ao lado dos tios Jean Baptiste e Jean Troisgros (tio), foram os criadores do movimento batizado de Nouvelle Cuisine Française, responsável por modernizar a gastronomia da França.
O amor pelos ingredientes, cortes e receitas passou de pai para e filho e, segue conquistando as novas gerações da família.
Em seu livro Claude Troisgros: histórias, dicas e receitas, lançado em 2017, o chef afirma que começou a aprender a arte da culinária por volta dos oito anos de idade. A partir daí, foi se especializado até começar a trabalhar com nomes renomados, como o grande Paul Bocuse.
Grupo Troigros no Brasil
Atualmente, Claude é um dos maiores nomes do mercado, se envolvendo com seis premiados restaurantes no Rio de Janeiro. O Grupo Troisgros é comandado por Claude ao lado do filho Thomas, da filha Carolina e do genro Marcos Porchat, e reúne empreendimentos como a casa de carnes CT Boucherie, o bistrô Le Blonde, o CT Brasserie, o bufê Atelier Troisgros, o restaurante de alta gastronomia Olympe e o intimista Chez Claude. Detalhe: os cardápios sempre trazem fusões franco-brasileiras.
Comunicador por natureza
Além de cozinhar, uma das grandes paixões do chef é a televisão. “Eu não acho que sou um grande comunicador. Eu nunca achei. As pessoas é que acham. Igual ao meu diretor, que acha que eu sou camera friendly. Eu comecei na televisão em um momento que, há dez anos, era um risco. Eu fui literalmente cara de pau”, contou em entrevista ao site Tutano Gastronomia. Desde 2004, ele investe nas telinhas, comandando programas como o The Taste Brasil e a série Que marravilha!, além do quadro “Adivinha o que tem para jantar?”, dentro do programa Armazém 41 exibido no GNT. Em outubro de 2019, fez sua estreia na TV aberta como apresentador do reality Mestre do Sabor exibido pela Rede Globo.
O prato predileto é brasileiríssimo!
Pode ser que você imagine que o prato preferido de um chef francês com raízes em uma família com estrelas Michelin seja extremante “sofisticado”, mas não! Claude adora jabá com jerimum. “Adoro carne-seca e manteiga de garrafa. É uma coisa assim que, se você me der um cardápio que tem carne-seca, eu vou comer. Jerimum, que é abóbora, combina muito bem com carne-seca, porque tem essa mistura do doce com o salgado”, contou.
Receitas de dar água na boca
Entre as inúmeras receitas ensinadas pelo chef, o Risoto de limão siciliano com saltimbocca e o macarrão com ratatouille são sucesso de visualizações. Vale conferir: