Não jogue fora! Veja truques para usar água de cozimento do macarrão
Amido liberado pelo macarrão ao ser cozido em água substitui carboidrato da farinha de trigo ou maizena; veja dicas de como utilizá-lo
atualizado
Compartilhar notícia
Possivelmente uma das receitas mais fáceis da culinária, o macarrão é um prato prático e saboroso. Fazê-lo é fácil: basta cozinhar a massa em água fervente, tirar o excesso do líquido e, por último, mas não menos importante, envolver a massa no molho de sua escolha. Mas um dos truques para tornar essa receita ainda mais gostosa é reservar um pouco da água do cozimento.
O macarrão é um alimento rico em amido e, ao cozinhá-lo, parte desse amido é “solto” na água. Por isso, o líquido é excelente para receitas que precisam de amido para engrossar ou dar textura.
Uma boa maneira de usar a água do cozimento é no próprio macarrão. No molho branco, por exemplo, dá para usar a água da massa antes de colocar a farinha da receita. Vale até usar para dar “corpo” ao molho de saladas, deixando-os mais espessos.
Outras receitas que podem usar o líquido na composição, são, por exemplo, no preparo de pizza ou pão. Essa água pode, além de conferir um sabor natural ao novo prato, contribuir para o crescimento das massas.