Multitarefas: Rodrigo Hilbert estreia novo programa de culinária no GNT
O Tempero de Família: Soy Loco por Ti, América estreia no dia 16 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Rodrigo Hilbert é o grande “faz tudo” da televisão brasileira. O apresentador, ator e ex-modelo divide seu tempo entre programas de TV, cozinhar, costurar, construir móveis e até casas, com a esposa Fernanda Lima e os três filhos, os gêmeos Francisco e João, nascidos em 2008, e Maria, que nasceu em 2019.
Agora ele embarca em mais uma temporada do programa de culinária Tempero de Família: Soy Loco por Ti, América. A partir de 16 de agosto, às 22h, no GNT, o apresentador prepara receitas dos 19 países da América Latina. Nos 18 episódios ele homenageia os sabores cultivados por aqui, assim como explora curiosidades sobre a rica gastronomia, da música e literatura, no México, Nicarágua, Cuba, Colômbia, Argentina, Bolívia, Peru e Brasil.
Em entrevista, ele compartilha detalhes do que vem por aí. Confira:
Desta vez, o programa viaja pelos sabores de pratos tradicionais da América Latina. Por que a escolha da temática?
“Faz tempo que eu e a equipe de Tempero queremos nos aproximar dos nossos hermanos de alguma forma. Somos um conjunto de países com tantas características parecidas, com territórios tão perto e ao mesmo tempo, conhecemos pouco dos nossos vizinhos. Que, assim como nós, gostam de dançar na rua, de fazer festa, de vibrar com o futebol, e sempre acompanhado de uma comida gostosa. Tentamos contar um pouquinho da cultura desses países, através dos sabores.”
No episódio sobre o Brasil, você faz um caldo de tucupi com jambu, farofa de mandioca com castanha de baru e feijão, além de um peixe na brasa. Quais foram os motivos por trás da escolha desses pratos?
“Ao longo de toda temporada nós tentamos equilibrar os sabores do povos originários de cada país, a influência africana e dos colonizadores. Percebemos que muitos dos ingredientes se repetem, e que o modo de preparo é diferente – isso muda totalmente o sabor daquele prato. Quando chegamos no Brasil, seguimos a mesma lógica. Optamos por ingredientes dos povos originários como forma de homenagem a essa cultura que tanto nos representa.”
Como você se prepara para as gravações? As receitas são testadas antes?
“Sim. Eu e minha equipe de culinária testamos a maioria delas. Fazemos várias reuniões e levantamentos de receitas, avaliamos o que precisa ser testado. A gente debate novamente e segue para os testes. E ao longo do processo eu vou dando meu toque pessoal.”
Conhecer restaurantes e a gastronomia local faz parte do seu roteiro ao viajar para um novo país?
“Para a gente é fundamental. Eu adoro prestigiar a comida de rua, dos restaurantes locais. Acredito que essa é a maneira de conhecer um lugar, através do paladar.”