Para além do churrasco, a picanha também fica ótima assada e coberta com sal grosso
Receita apresentada por Rita Lobo no programa “Cozinha Prática” é uma boa opção para fugir do trivial
atualizado
Compartilhar notícia
Quando se quer sair um pouco da rotina, nada melhor do que optar pelo que gostamos com uma nova roupagem, não é? Pois bem, essa é a proposta desta picanha assada com sal grosso. A receita da chef Rita Lobo foi apresentada por ela em seu programa “Cozinha Prática“, no GNT. Ideal para fazer em um local que não dispõe de uma grelha, essa picanha pode ser acompanha da farofa de ovos, vinagrete e arroz branco.
Ingredientes
– 1 peça de picanha de até 1,2 kg
– 4 claras
– 1 kg de sal grosso
– 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
– ramos de tomilho fresco a gosto
Modo de preparo
Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
Numa tigela, coloque o sal grosso, as claras e a farinha de trigo. Misture com uma espátula até ficar uniforme – com aspecto de areia grossa molhada.
Numa assadeira grande, coloque 1/3 da mistura de sal grosso e espalhe, pressionando com as mãos, para obter uma camada fina do tamanho da peça de picanha. Disponha os ramos de tomilho sobre o sal grosso. Com um pano de prato limpo, seque a peça de picanha e coloque sobre a camada de sal, com a gordura para cima. Envolva toda a picanha com o restante da mistura de sal grosso, formando uma capa – pressione com as mãos para que fique bem firme.
Leve a picanha ao forno e diminua a temperatura para 200 °C (temperatura média). Deixe assar por 45 minutos para servir a carne ao ponto. Se você gosta da carne bem passada, deixe assar por 1 hora. Para a carne mal passada, 35 minutos são suficientes.
Retire a picanha do forno. A camada de sal grosso, depois de assada, torna-se uma placa bem dura e levemente dourada. Com o auxílio de uma faca grande – utilize o lado contrário ao fio -, bata por toda a lateral da picanha para quebrar a crosta. Retire a placa de sal e reserve para a hora de servir.
Raspe o excesso de sal da carne e transfira a picanha para uma tábua. Corte metade da peça em fatias finas. Cubra a picanha com a placa de sal grosso reservada – além de decorar, ela mantém o calor. Sirva a seguir.