Aprenda receita prática para fazer leite condensado em casa
O ingrediente é a base da confeitaria brasileira
atualizado
Compartilhar notícia
Ame ou odeie: o leite condensado é, sem sombra de dúvidas, o ingrediente base da confeitaria brasileira. Patrimônios nacionais, como brigadeiro, pudim e baba de moça, levam a iguaria.
Como é feito esse subproduto do leite que gostamos tanto de comer?
O primeiro passo é retirar as impurezas do leite de vaca. Processo que, normalmente, é feito por centrifugação. Em seguida, o líquido resultante é filtrado para garantir que não haja nenhum resíduo sólido.
Depois, o leite é pasteurizado (eleva-se a temperatura até 75ºC com resfriamento brusco para 20ºC) para matar os micro-organismos. Então, adiciona-se a sacarose, esse alto índice de açúcar, que, além de dar o sabor característico, dificulta a proliferação de fungos e bactérias.
É na vaporização que o leite condensado ganha sua cara final. Cerca de 60% da água é evaporada, concentrando os açúcares e o sabor. No final, normalmente, adiciona-se lactose em pó para estabilizar o preparo.
Para uso imediato, não é necessário tanto cuidado na preparação do leite condensado. Veja receita para fazer uma versão caseira dessa delícia:
Ingredientes
– 1l de leite integral
– 250g de açúcar refinado
– 1 pitada de bicarbonato de sódio
Preparo:
Em fogo médio, deixe o leite misturado com o açúcar cozinhar até espessar, sempre mexendo. Quando ele estiver viscoso, adicione a pitada de bicarbonato de sódio e leve para a batedeira até resfriar.