Mais doce, variedade de morango conquista chefs e chega a R$ 250
Os morangos Oishii chamam atenção por serem mais doces e aromáticos. A variedade virou xodó de chefs agraciados com estrelas Michelin
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado de frutas sempre pareceu simples. Afinal, elas aparentam ser iguais em qualquer lugar do mundo — mas não são. Os morangos que conhecemos no Brasil estão longe de ser os Oishii, vendidos pela “bagatela” de U$ 50, aproximadamente R$ 250, a caixa com seis unidades.
Bastante procurada por chefs agraciados com estrelas Michelin, a variedade japonesa virou febre em Nova York, nos Estados Unidos. O tipo foi lançado pela primeira vez em 2018 e rapidamente conquistou paladares exigentes com seu sabor mais doce que o tradicional. A fruta ainda é mais bonita e consideravelmente mais aromática que a encontrada em supermercados convencionais.
Para conseguir tal feito, a produção do requintado insumo conta com vários equipamentos de inteligência artificial que monitoram elementos e picos de maturação da fruta, produzida em jardins verticais. Além da umidade controlada, as estufas dessa variedade recriam brisa fresca e até chuva leve.
Cultivados majoritariamente nos Alpes Japoneses, os morangos em questão também começaram a ser produzidos por uma marca estadunidense.
Ver essa foto no Instagram
Fruta com preço de presente
Cultivadas com carinho, de formas e cores perfeitas, textura sublime e aroma embriagador, as frutas no Japão não são somente mais um alimento, são um produto de luxo e, por isso, costumam ser comercializadas em boutiques, como se fossem joias.
Também por isso, há uma tradição japonesa de servir cestas de frutas ao visitar alguém no hospital, ao comparecer a um jantar ou a um aniversário. Trata-se, portanto, de um produto exclusivo e elegante, ideal para presentear. A nova variedade de morangos entra no mercado como mais uma opção de mimo.