Luxuoso Restaurante do B abre sob o comando do chef Ramiro Bertassin
O B.Hotel conta com um restaurante de alta gastronomia e bar na cobertura
atualizado
Compartilhar notícia
Há anos a presença da gastronomia aliada ao design e à arte dentro dos hotéis é uma tendência que chama atenção ao redor do mundo. Ter um restaurante com identidade própria, conceito e arquitetura tem sido umas das ferramentas para obter destaque nesse mercado tão competitivo.
Por aqui, o cenário é diferente, o brasileiro não tem o hábito de frequentar restaurantes de hotéis como nos Estados Unidos, na Ásia, na Europa e no Oriente Médio. Mas, aos poucos, grupos hoteleiros vem tentando atualizar esse costume de acordo com o que se vê no exterior. E Brasília acaba de ganhar a oportunidade de ter uma verdadeira experiência gourmet nos moldes de Nova York, Paris ou Londres, com a inauguração do B.Hotel, localizado no Setor Hoteleiro Norte.
A fachada do prédio homenageia Athos Bulcão com os blocos da lateral do Teatro Nacional. A iluminação interna é um elemento de estética à parte, enquanto o Restaurante do B. causa impacto à primeira vista. “Os vãos do térreo são um tributo aos pilotis dos blocos de Brasília”, apresenta Ana Paula Ernesto, diretora-executiva da operação.Com projeto assinado pelo arquiteto paulista Isay Weinfeld, o hotel tem capacidade para atender 800 hóspedes em 306 apartamentos e 16 andares. “Todo o conceito está voltado para a gastronomia como experiência. O plano foi concebido de forma que ao entrar, o visitante logo visualiza o restaurante com cozinha-show. A ideia é transformar a cozinha em um palco, o verdadeiro coração do empreendimento”, diz Ana
Em esquema soft opening até 31 de janeiro, já é possível degustar os pratos elaborados pelo chef Ramiro Bertassin à frente do Restaurante do B. Com forte DNA brasileiro e lifestyle cool, o espaço recebeu o Metrópoles com exclusividade.
Restaurante do B.
Com capacidade para 120 pessoas, o restaurante oferece café da manhã, almoço e jantar. O estilo da casa segue uma linha clássica com muita brasilidade e foco em ingredientes e sabores do Cerrado, como os badalados: cajuzinho, baru, cacau selvagem, baunilha do Cerrado e castanha de pequi.
“No horário do almoço, de segunda a sexta, vamos operar com um menu executivo e bufê de saladas e antipastos. Serão três sugestões de pratos quentes e uma sobremesa”, explica Ramiro.
No cardápio à la carte, destaque para as entradas: o torchon acompanhado de melaço de cana, caju e torrada de brioche; a terrine de polvo servida com maionese de berinjela defumada, pimentões e azeitonas; o polpetone (bolinho de pupunha com cream cheese servido com geleia de abacaxi); e a salada de quinoa, glúten e lactose free. Há também opções de sopas, como alho-poró, tomate e bisque de camarão.
Entre as sugestões de prato principal, o chef criou o ossobuco de vitelo (que vem dos Estados Unidos); o stinco de vitelo, servido com polenta de milho, cenoura glaceada e molho de vitelo; um saboroso carré de cordeiro com espuma de abóbora, acompanhado de mil folhas de mandioquinha; o filé mignon com risoto de funghi; o pato confit; os mexilhões servidos com azeite de dendê e champanhe; o ravioli com queijo de cabra, castanha e pimenta rosa; o nhoque de mandioquinha; e o risoto de bacalhau defumado com tucupi.
A carta de sobremesas inclui o mil-folhas com frutas vermelhas, macaron de chocolate com doce de leite, baru e chantili de café; texturas de chocolate (mix de brownie, brigadeiro, toffee de chocolate e pistache, areia de chocolate, ganache de capim limão e calda de framboesa); canoli de amêndoas (massa fina recheada de creme mascarpone com laranja cristalizadas, acompanhado por laranjas, sorvete de iogurte com calda laranja com mel e especiarias); e tubo de merengue (suspiro com manga, coco, sorvete e espuma de mascarpone).
O chef
Paulistano, Ramiro acumula em seu currículo passagens pelo grupo JW Marriott (onde atuou por onze anos); Sofitel, onde se apaixonou pela patisserie francesa; e Fasano. Seu início na gastronomia foi como ajudante de padeiro no interior de São Paulo. Atuou ainda como ajudante de confeiteiro e de cozinha, até o momento em que se viu participando da Copa do Mundo da Patisserie na condição de representante do Brasil. Se tornou especialista em esculturas com açúcar, ganhou o torneio, e hoje trabalha no comitê executivo da competição.
“Vim da escola da confeitaria, onde a estética do prato tem muito peso, por isso dou tanta importância para o aspecto visual na gastronomia. Acredito que comida tem que ser bonita”, pontua o chef.
Fazenda em Sobradinho
De olho na demanda crescente por alimentos orgânicos, os idealizadores do B.Hotel desenvolveram uma horta em uma fazenda de 64 hectares localizada em Sobradinho. O projeto, criado há mais de dois anos, é a “menina dos olhos” do chef Ramiro e abastece o hotel.
“Acho o máximo poder cultivar o que vou servir. Essa prática dá a possibilidade de pensar em ter um cardápio sazonal e tenho feito muita pesquisa nos produtos naturais da região”, diz. O objetivo é ter 100% de colheita e aproveitamento. “Estamos diversificando cada vez mais a plantação para diminuir os ingredientes industrializados”, completa.
“O café da manhã, por exemplo, contará com série de produtos feitos na nossa cozinha, como iogurte; queijo branco; requeijão; pães de fermentação natural; kefir; kombucha; sucos prensados a frio; além das frutas colhidas do pé (banana, manga, seriguela, cagaita, pitanga, romã, limão, abacate, framboesa silvestre) e de propostas sem açúcar e igualmente saborosas indicadas para quem segue dietas restritivas e com indicação mais saudável e funcional”, explica Ana.
A iniciativa inclui ainda a preocupação com o lixo orgânico. “Essa ideia de ciclo completo, do resíduo voltar para a fazenda, onde atuará na compostagem dos alimentos, também é algo que estamos acompanhando com muita atenção”, pontua Ana.
Bar da Cobertura
Com vista privilegiada para Eixo Monumental, o Parque da Cidade, o Estádio Nacional Mané Garrincha e a Torre de TV, a cobertura do hotel terá uma operação própria, o Bar 16, que atenderá a piscina e terá capacidade para receber 100 pessoas. O espaço descontraído contará com menu enxuto de snacks e aperitivos finos. “Vamos servir dadinhos de tapioca (um novo clássico da comida de bar); quesadillas; hambúrgueres, bruschettas de pata negra; e sushis”, adianta Ramiro.
Num primeiro momento, o espaço atenderá apenas aos hóspedes. Posteriormente, o Bar 16 será aberto para reservas gerais.
Serviço
Restaurante do B. no B.Hotel. Localizado no Setor Hoteleiro Norte, quadra 05, Lote B. Contato para reservas: 3962-2000. No Instagram, @bhotelbrasilia