Loja nos EUA gera revolta ao vender brigadeiro como “doce de Portugal”
A rede de supermercado Trader Joe’s colocou à venda uma caixa de brigadeiros afirmando que o doce é de origem portuguesa
atualizado
Compartilhar notícia
Um supermercado nos Estados Unidos causou grande revolta nos brasileiros após colocar à venda uma caixa de brigadeiros (foto em destaque), afirmando que o doce tem origem portuguesa. O produto está sendo comercializado pela rede Trader Joe’s por US$ 3,79 (cerca de R$ 18 reais, na cotação atual).
Na caixa, o supermercado incluiu a descrição “melt in your mouth – treats from Portugal” (derrete em sua boca – delícias de Portugal, em tradução do inglês). Isso desencadeou uma rápida reação por parte dos brasileiros, que invadiram a página da empresa no Instagram para reclamar da “apropriação” do doce.
Muitos usuários, inclusive, reivindicam a verdadeira origem da sobremesa. “Daqui a pouco vão dizer que o açaí não é nosso”, escreveu uma mulher. Uma outra pessoa disse: “Roubar nosso ouro não foi de bom tamanho não?”. Um terceiro acrescentou: “Ninguém tira o brigadeiro do Brasil”.
Algumas pessoas ainda fizeram referência ao meme italiano viral para alertar suspeita de roubo: “ATTENZIONE PICKPOCKET”. As reclamações não cessaram nem no TikTok. Um vídeo publicado por Brando Drake (veja aqui), que criticou de forma bem-humorada o supermercado, já conta com mais de 20 mil visualizações.
Resposta do supermercado
A empresa diz em seu site que o brigadeiro é do Brasil, mas afirma que o doce, vendido temporariamente nas franquias, é importado de Portugal. O supermercado também ressalta que a sobremesa é popular em terras portuguesas.
“Ouvimos dizer que, se você participar de qualquer festa no Brasil, é provável que encontre brigadeiros na mesa de doces. Agora, por um tempo limitado, você pode obter a versão do Trader Joe’s dessas guloseimas em nossos freezers. Os Brigadeiros do Trader Joe’s são feitos para nós em Portugal, onde também são uma confecção preciosa”, explicaram os fabricantes.