metropoles.com

Lançada na pandemia, marca Kefir do Fê aposta em leites e iogurtes

A empresa criada pelo empresário Fernando Cabral tem foco no serviço de delivery

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
kefir
1 de 1 kefir - Foto: iStock

Um conjunto de grãozinhos, geralmente brancos, que podem lembrar uma massa de queijo e fazem um bem danado para o corpo humano. O kefir nada mais é que uma colônia formada por bactérias boas e outros microrganismos usados para fermentar leite ou água com açúcar. E foi o líquido fermentado produzido pelo kefir que inspirou Fernando Cabral a criar um novo empreendimento, o Kefir do Fê.

A empresa surgiu durante a pandemia do novo coronavírus, quando ele deixou a sociedade do restaurante Commo Gastronomia. Contudo, a relação do empresário com o kefir data de muito mais tempo. “Há quase cinco anos recebi de presente de aniversário uma muda de kefir de uma grande amiga. Foi meu primeiro contato com algo que sequer tinha ouvido falar até então”, lembra Cabral. 

Ele revela também que logo aprendeu a trabalhar o kefir e começou a explorar as possibilidades do insumo. Ele fazia iogurtes para consumo da família e também oferecia para amigos. Consequentemente, ele acabou tendo a ideia de colocar as receitas à venda. 

“Pesquisei muito e cada vez ficava mais impressionado com a versatilidade do produto e o bem que ele faz. Quando fiquei ‘preso’ em casa por conta da quarentena, aumentei a produção e surgiu a ideia descompromissada de tentar transformar aquilo numa atividade profissional. Um negócio”, conta. Hoje, Fernando oferece 10 produtos feitos à base da colônia de microrganismos na Kefir do Fê. 

3 imagens
Fernando faz todos os produtos que vende
As receitas são feitas com o leite fermentado que o kefir produz
1 de 3

Fernando Cabral deixou a sociedade de um restaurante e criou a Kefir do Fê

Foto: Divulgação
2 de 3

Fernando faz todos os produtos que vende

Foto: Divulgação
3 de 3

As receitas são feitas com o leite fermentado que o kefir produz

Foto: Divulgação
Para beber e comer 

O cardápio do empreendimento conta com opções doces e salgadas, que cabem em lanches e até em uma mesa de petiscos. Na lista de alternativas estão os leites fermentados com adição de açúcar, que lembram o famoso Yakult. A lojinha conta com a opção tradicional e outra sabor canela e mel.  

A lista de receitas também tem iogurte natural, de curta fermentação; o HC, de longa fermentação; e o grego, que é levemente dessorado e mais consistente. Sobremesas tradicionais ganham o toque especial do kefir por lá. A linha de doces conta com três opções: mousse de goiabada, mousse de maracujá e iogurte grego com calda de amoras. 

Para provar a versatilidade do ingrediente, o Kefir do Fê conta ainda com dois produtos salgados. Um deles é o cream cheese, temperado com flor de sal; e outro é a pasta temperada com ervas secas, flor de sal e um segredinho do produtor.

Fernando Cabral lembra que a marca só aceita pedidos por encomenda e que as receitas não tem qualquer tipo de conservante. Assim, os produtos duram por, no máximo, 14 dias. “Faço a produção final em função dos pedidos. Os prazos para entrega variam de dois a três dias. Vários clientes que se adaptaram aos produtos e seus benefícios já tem pedido fixo para entrega semanal ou quinzenal. É uma maneira de receber sempre os itens fresquinhos sem se preocupar em fazer pedidos”, explica. A empresa entrega em todo o Distrito Federal. 

3 imagens
O leite fermentado de kefir é uma das opções do delivery
O iogurte grego com calda de amoras é uma das opções de sobremesa
1 de 3

A empresa entrega diversas receitas a base de kefir

Foto: Reprodução/Instagram
2 de 3

O leite fermentado de kefir é uma das opções do delivery

Foto: Reprodução/Instagram
3 de 3

O iogurte grego com calda de amoras é uma das opções de sobremesa

Foto: Reprodução/Instagram
Saúde 100% 

O kefir conquistou pessoas que buscam uma vida mais saudável, mas também aquelas que têm problemas intestinais. Segundo Cabral, os microrganismos ajudam a limpar o intestino e trocar as bactérias ruins por boas. “Regular o intestino é o primeiro benefício perceptível do kefir. Além disso, ele é anti-inflamatório e tem forte ação bacteriana. Isso torna o kefir um importante aliado da imunidade”, pontua o empresário.

O especialista em terapia nutricional do Hospital Anchieta de Brasília, Allan Ferreira, reforça que o ingrediente tem efeitos importantes na saúde. “Ele melhora na absorção do cálcio pelos ossos, auxilia na digestão e reduz o risco de gastrite por H. Pylori, fortalece o sistema imunológico, reduz o colesterol. Além disso, conta com propriedades antialérgicas, anti-inflamatórias, antifúngicas e antimutagênica”, pontua o médico. 

Ferreira lembra também que existem pequenas diferenças entre o kefir produzido com leite e o feito com água açucarada. O de leite é rico em proteínas, vitaminas B13, B2 e K2, fósforo, cálcio e vitamina D. Enquanto o de água é mais pobre em nutrientes e proteínas, mas mantém boas quantidades de vitaminas e probióticos.

“De maneira geral, o consumo de kefir é seguro. Sendo que portadores de intolerância a lactose e alergia a laticínios devem evitar o kefir de leite. Já o kefir de água deve ser consumido com moderação, não mais que uma chávena por dia, e evitado por portadores de doenças hepáticas, visto que possui quantidade razoável de álcool etílico”, esclarece o especialista. 

Como cultivar

Quem quiser ter kefir em casa precisa procurar alguém que faça doações das mudas. “Há um costume não formal – não se sabe de onde veio, nem desde quando – de que não se vende as tais mudinhas. Recebi a minha de doação e faço constantes doações. Até porque as bactérias se reproduzem direto e temos que dividir sempre as porções, congelar e depois doar”, explica Fernando Cabral. 

Com a muda em mãos, é hora de fazer os fermentados. Para o kefir de leite, é preciso colocar os grãos de kefir em uma tigela ou pote de vidro. Para cada colher de sopa de grãos, deve-se adicionar cerca de 350ml de leite. 

As mudas de kefir de água exigem um preparo diferente. O ideal é esquentar uma parte de água filtrada e adicionar meia xícara de açúcar mascavo (pode substituir, mas esse é melhor). Após dissolver o açúcar, basta completar com outras três partes de água filtrada e deixar o líquido açucarado chegar à temperatura ambiente. Para criar a bebida fermentada é preciso adicionar três colheres de grãos para cada litro de água. 

Nos dois casos, basta cobrir o vidro com um pano ou papel toalha e deixar em temperatura ambiente por, no mínimo, 24 horas. Passado esse tempo, basta misturar, coar e guardar os grãos para refazer o processo.

Serviço 

Kefir do Fê

Apenas delivery. Encomendas pelo site www.goomer.app/kefir-do-fe. Telefone: (61) 99115-2375. Todos os dias, loja online aberta 24 horas para pedidos. 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?