GDF lança edital para complexo gastronômico embaixo da ponte do Bragueto
O projeto tem como objetivo oferecer um novo espaço de lazer na área norte da cidade
atualizado
Compartilhar notícia
Brasília pode ganhar mais um polo gastronômico nos próximos anos. A Secretaria de Estado de Projetos Especiais (Sepe) divulgou nesta segunda-feira (7/12) um edital de chamamento para o Complexo Gastronômico e de Lazer da Ponte do Bragueto. O edital busca empresas interessadas no projeto, que queiram fazer estudos técnicos, econômicos e jurídicos do local. Conhecida como Pontão do Lago Norte, a ideia faz parte do programa Brasília 60 anos.
O projeto Pontão Norte foi desenvolvido pelos arquitetos Roberto Lecomte e José Artur Grossi com o plano de criar mais mobilidade para os pedestres no local. “A nossa proposta seria ocupar o espaço abaixo do complexo viário do Bragueto, mas principalmente trazer mais mobilidade. Seria criada uma ligação sobre o lago Paranoá, em que pedestres e ciclistas pudessem passar. E assim, atravessar de um lado para o outro, sem depender de automóvel”, explica Lecomte, em entrevista ao Metrópoles.
A proposta também pode aproximar a população da natureza. Com a construção, os usuários estariam mais próximos do Lago, do córrego Bananal e da vegetação original do lugar. Além disso, seria mais uma opção de lazer para a região norte do Distrito Federal.
“A ideia do complexo gastronômico é muito interessante, porque há uma falta desse tipo de estrutura na cidade. Ao mesmo tempo em que esse espaço oferece opções gastronômicas, ele têm uma ligação com outras estruturas de lazer. Ele estaria conectado ao Parque Vivencial do Lago Norte e ao deck da Asa Norte”, afirma Roberto Lecomte.
Em análise
Lecomte e Grossi fizeram os desenhos iniciais do complexo a pedido do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). “Nós começamos o trabalho de forma voluntária, como contribuição. Tínhamos um contato muito grande com o pessoal do DER e eles pediram para pensarmos em algo”, revela Roberto. Ele explica que existe um espaço muito grande embaixo da ponte e o órgão queria fazer algum tipo de paisagismo.
A proposta dos arquitetos foi desenhada há três anos e divulgada em parceria com a UnB – Universidade de Brasília. De lá para cá, passou por discussões no DER, Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). “Ele começou ainda na gestão anterior do governo, e fez parte do projeto Orla”, pontua Lecomte. A ideia inicial era desenvolver o complexo para comemorar os 60 anos de Brasília, mas o deadline inicial foi postergado. Uma das razões foi a demora na finalização da obra da ponte do Bragueto, que ficou pronta em maio deste ano.
O desenho feito por Roberto Lecomte e José Artur Grossi não é definitivo. Lecomte explica que o Governo do Distrito Federal (GDF) é quem define o que exatamente vai existir e funcionar no local. Idealmente a proposta inclui espaços para restaurantes, loja de esporte e academia.
Edital
A Secretaria de Projetos Especiais divulgou nesta segunda-feira (7/12) o edital para manifestação de interesse na realização de estudos de modelagem técnica, econômico-financeira e jurídica do projeto. A ideia é que os interessados estruturem um projeto de urbanização inteligente para a execução do complexo gastronômico e de lazer. Os interessados precisam se manifestar em até 45 dias por meio de requerimento entregue na Secretaria. Ou seja, até 21 de janeiro. As informações completas estão disponíveis no site do órgão.