metropoles.com

Eventos celebram 30 anos do movimento Slow Food

Iniciativas serão realizadas ao redor do mundo entre 1 e 10 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
feira_slow_food_1
1 de 1 feira_slow_food_1 - Foto: Divulgação

Há 30 anos, na pequena cidade de Bra, na Itália, o jornalista Carlo Petrini criou o Slow Food, uma organização internacional que tem como principais objetivos ajudar a preservar as culturas e tradições gastronômicas de todo o mundo, incentivar o consumo de comidas mais saudáveis e sustentáveis e se opor às redes de fast food.

E para celebrar as três décadas do movimento, a campanha internacional “30 Anos do Manifesto Slow Food – Nossa Comida, Nosso Planeta” prevê eventos em todo o mundo, entre os dias 1 e 10 de dezembro. O objetivo é arrecadar fundos para financiar parte da programação planejada para 2020, como, por exemplo, a criação de 300 novos jardins e 15 mercados da terra na África, além de aumentar o catálogo mundial “Arca do Gosto”.

Em 30 anos de atividade, o movimento pesquisou mais de 5 mil produtos em risco de extinção no guia que identifica e divulga sabores e fabricou quase 4 mil jardins no território africano. “Pensamos nessa campanha porque parecia correto celebrar um aniversário tão importante e contar a todos quantas coisas conseguimos fazer, quanto o mundo da comida mudou graças ao Slow Food”, afirmou o presidente da organização, Carlo Petrini.

O movimento foi criado e apresentado pela primeira vez ao público em 1986 durante uma demonstração no restaurante do McDonald’s próximo da Escadaria da Piazza di Spagna, em Roma. Já três anos depois, em 1989, o Slow Food foi oficialmente reconhecido como uma associação internacional e seu manuscrito finalmente foi assinado. Atualmente, o movimento está presente em mais de 160 países, inclusive no Brasil, e conta com centenas de projetos que englobam sustentabilidade e consumo sustentável e milhões de pessoas envolvidas neles.

“E essa história não é mais nada além do primeiro passo do nosso futuro. Um 2020 nos espera, que marcará momentos fundamentais na história do Slow Food, e uma década se abre, durante a qual toda a comunidade de seres humanos será chamada a realizar essa grande mudança necessária para salvar nossa espécie da extinção”, finalizou o jornalista.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?