É do Brasil! Queijo canastra lidera lista de melhores do mundo
Divulgada na última terça-feira (21/6), a lista conta com diversos queijos de todo o mundo
atualizado
Compartilhar notícia
Que os queijos brasileiros são excelentes, todo mundo já sabe. Contudo, um tipo do produto lácteo feito em terras tupiniquins está na primeira colocação na lista de 50 melhores Queijos do Mundo, organizado pelo site Taste Atlas. O resultado do ranking foi divulgado na última terça-feira (21/6), nas redes sociais do portal.
Considerado uma iguaria mineira, o queijo Canastra, que leva o nome da Serra da Canastra, região localizada no sudeste de Minas Gerais, foi o melhor avaliado, deixando para trás os tradicionais Grana Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo, entre outros queijos famosos internacionalmente.
Ver essa foto no Instagram
O queijo Canastra é produzindo a partir do leite de vaca cru, ordenhada na mesmo propriedade onde fica a queijaria. Além de ter um sabor especial, se destaca também por ser um dos principais representantes da história mineira. Seu preparo é passado de geração em geração.
Em 2008, o método de produção do Queijo Canastra Artesanal foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Sucesso internacional
A medalha mais almejada na competição, a super ouro, foi para cinco competidores nacionais, sendo dois deles de queijo canastra, que são da canastra reserva do Ivair José de Oliveira (Serra da Canastra, MG) e Canastra Serjão maturado 100 dias, de Sergio de Paula Alves (Piumhi, MG). Este ano, o Mundial dos Queijos será realizado em Inhotim (MG) entre 15 e 18 de setembro.